abril 14, 2004

UM MANÍACO MATA O SENADOR QUE IA SER PRESIDENTE : "PODEM ME MANDAR PARA A CÂMARA DE GÁS. MAS JÁ SOU FAMOSO"

Pesquisador que passou dezesseis horas interrogando agora o homem que matou Robert Kennedy nas eleições primárias de 1968 desmente a versão histórica sobre o real motivo do crime


LONDRES - Um jovem político de 42 anos de idade,pai de dez filhos,é abatido a tiros,à queima roupa,no momento em que comemorava a vitória nas eleições primárias do Partido Democrata na Califórnia - um passo importante na escalada rumo á presidência dos Estados Unidos. A temporada de eleições primárias traz de volta à lembraça a tragédia ocorrida nos primeiros minutos da quarta-feira,cinco de junho de 1968 - o dia em que um imigrante palestino chamado Sirhan Bishara Sirhran apertou o gatilho de um revolver calibre 22 a um passo de distância do senador Robert Kennedy,no hotel Ambassador,em Los Angeles.

Obcecado pela tragédia,um pesquisador americano chamado Dan E. Moldea - 46 anos,autor de três livros sobre o crime organizado - resolveu reinvestigar o atentado contra Kennedy do início ao fim.''Hoje,posso dizer que não há ninguem que saiba tanto sobre o atentado quanto eu, porque fui a única
pessoa a ouvir todas as partes envolvidas'',diz esta encarnação americana do Sherlock Holmes.''A conclusão a que cheguei é baseada apenas em fatos''.


Paciente,Moldea revirou a documentacao liberada 'a consulta publica,tracou o paradeiro de testemunhas oculares,cruzou todas as versoes possiveis.A garimpagem produziu pelo menos uma descoberta surpreendente : num gesto que,se fosse cometido no Terceiro Mundo,provocaria exclamacoes de espanto,o Departamento de Policia de Los Angeles,o celebre LAPD,simplesmente incinerou 2.41O fotos tiradas durante as investigacoes sobre o assassinato do senador. O autor da investigacao tinha tudo para acrescentar um novo capitulo à já vastissima coleção de teses paridas pela ''paranoia conspiratoria'' que corre solta quando o assunto e' Kennedy. A conclusao a que Moldea chegou,no entanto,vai decepcionar os milhoes de fas de teorias conspiratorias. Não houve complô algum.

O pesquisador que,quase tres decadas depois,resolveu fazer a investigacao final sobre o assassinato bateu na porta da Corcoran State Prison,a penitenciaria de seguranca maxima onde Sirhan cumpre prisao perpetua. Um irmao de Sirhan facilitou os contatos.O que o assassino do senador Kennedy diria hoje sobre o crime ? Vinte e sete anos atras das grades teriam produzido que mudancas na mente do homem que interrompeu a tiros o voo do senador Kennedy rumo 'a Casa Branca ?


''Eu tinha bastante admiracao por Kennedy,como um ser humano gentil que ele era'',disse o assassino do senador.''Poderia ter feito campanha politica por ele.Mas nao suportava ve-lo se preocupar com os negros ou com os despossuidos,mas nao com os palestinos.Eu me lembro de te-lo visto falando sobre o envio de cinquenta jatos(militares) para Israel.Neste momento,comecei a sentir mudanca nos meus sentimentos em relacao a ele.Antes,eu o via como um modelo'',confessa Sirhan.

Moldea faz aqui o primeiro reparo historico.A versao corrente aponta uma motivacao politica para o atentado.A investigacao agora concluida desmente :''Ao fim da minha investigacao,ficou claro que,no momento em que cometeu o atentado,Sirhan Bishara Sirhan sequer sabia das posicoes de Kennedy sobre a ajuda militar a Israel'',diz.''Nao se deve acreditar nem por um segundo que Sirhan tenha cometido o atentado para se vingar contras as posicoes de Kennedy em relacao ao Oriente Medio'',corrige o pesquisador.''Sirhan.na verdade,sempre foi um cristao que demonstrou escasso interesse em se envolver com causas ou grupos.Preferia gastar o tempo livre em corridas de cavalo''.

O HOMEM QUE MATOU ROBERT KENNEDY
TENTARA' SAIR DA CADEIA

O assassino de Robert Kennedy vai apresentar nos proximos meses 'a justica americana um novo pedido de liberdade condicional,depois de ver todos os seus pedidos anteriores rejeitados.O ultimo ''nao'' veio em l994.A Justica considera que Sirhan ''ainda nao admite a enormidade do crime que
cometeu''.
Hoje,quase tres decadas depois de ter cometido um crime que chocou o mundo,Sirhan Bishara Sirhan insiste que nao
consegue se lembrar do que aconteceu naquele inicio de madrugada no Hotel Ambassador :

-Nao me lembro de ter visto Robert Kennedy.Nao me lembro de ter atirado.Tudo o que me lembro e' que alguem me prendeu pelo pescoco.Nao me lembro de nada.Isto nao ficou na minha mente.Nao me lembro de ter pegado o revolver nem de ter dito para mim :"Vou matar Robert Kennedy''.Nao me lembro de ter sentido a adrenalina(...)'',garante Sirhan.

Moldea contesta : ''Depois do interrogatorio,cheguei 'a conclusao de que Sirhan e' capaz de fazer ou dizer qualquer coisa agora para sair da prisao,como,por exemplo,repetir que nao se lembra de nada''.


UMA ORDEM MACABRA E' REPETIDA
DOZE VEZES NUM PEDACO DE PAPEL

Depois de ouvir amigos,conhecidos,parentes e ex-patroes de Sirhan,alem de interrogar exaustivamente o proprio assassino,Moldea assegura,convicto :

-O motivo unilateral do crime foi tao somente o desejo de Sirhan de provar a ele mesmo e a todos os que o conheciam que ele tinha valor...Sirhan queria que todos soubessem quem ele era.Todos seriam forcados a reconhece-lo''.

Numa anotacao apreendida pela policia,Sirhan escreve doze vezes uma ordem macabra,num pedaco de papel.Textualmente : ''Robert Kennedy must soon die die die die die die die die die die die die''(''Robert Kennedy deve logo morrer morrer morrer morrer morrer morrer morrer morrer morrer morrer
morrer'').

Depois do interrogatorio a que submeteu o assassino,o pesquisador Moldea da' um diagnostico simples : ''Sirhan admirou Kennedy durante anos.Mas,aos seus olhos,Robert Kennedy tinha se transformado num
simbolo de tudo o que ele,Sirhan,achava que jamais iria alcancar.Como um homem que,injustamente,ja' se considerava fadado ao fracasso na vida aos vinte e quatro anos de idade,Sirhan decidiu,entao,que deveria deixar uma marca - ainda que fosse atraves de um ato tao violento e tao terrivel''.

A investigacao serviu de base para um livro
de 342 paginas chamado ''The Killing of Robert Kennedy : An Investigation of Motive,Means ans Opportunity'',recem-lancado em Londres sob elogios da imprensa inglesa. Dan E.Moldea aposta que Sirhan engendrou uma explicacao politica para o atentado - assim como o lapso de memoria - porque quer produzir atenuantes para o gesto que cometeu.O autor do atentado aposta tudo no pedido de liberdade condicional que fara' em l996.

A ultima linha do relato de Moldea e' uma afirmacao direta e taxativa :
-Sirhan Bishara Sirhan assassinou,conscientemente,o senador Robert Kennedy.E agiu sozinho.

Quando caminhou para o Hotel Ambassador no final da noite de quatro de junho de l968 com um revolver escondido no bolso,para transformar em tragedia uma eleicao primaria igual 'as que se realizam agora nos Estados Unidos,Sirhan Bishara Sirhan queria chamar a atencao do mundo para si mesmo.
Dan E. Moldea,o pesquisador que fez o papel de detetive,prefere esquecer a obsessiva alegacao de Sirhan de que nao se lembra de nada ainda hoje.Para Moldea,a chave de tudo pode estar na frase terrivel que Sirhan Bishara Sirhan disse uma vez na prisao :

- Agora eles podem me mandar para a câmara de gás.Mas já sou famoso. Consegui em um dia o que Kennedy passou a vida inteira para conseguir.


(1996)

Posted by geneton at abril 14, 2004 12:18 AM
   
   
Copyright 2004 © Geneton Moraes Neto
Design by Gilberto Prujansky | Powered by Movable Type 3.2