novembro 27, 2008

JOGANDO GASOLINA NA FOGUEIRA DO DEBATE SOBRE OS BUROCRATAS DO JORNALISMO

Um texto inicialmente publicado aqui, neste site mambembe, ganhou vida própria e se espalhou pelo Planeta Blog.

Ricardo Kotscho, grande repórter que nunca deixou de acreditar no Jornalismo, ofereceu apoio, num texto generoso que publicou no blog Balaio do Kotscho http://colunistas.ig.com.br/ricardokotscho/:
26/11/2008 - 17:45

Mídia em debate e um anúncio fúnebre
A mídia, que tudo sabe, julga e contesta, não gosta de discutir a mídia, costuma dizer mestre Alberto Dines. Nossa imprensa quase nunca é notícia _ e não gosta que se fala dela. Jornais e jornalistas não aceitam esse negócio de ter o seu trabalho discutido, muito menos criticado ou regulamentado.

Mas há exceções. Amanhã, quinta-feira, dia 27, teremos um importante e raríssimo ( pelo peso dos participantes) evento para discutir o tema “Mitos e verdades sobre o Brasil de hoje _ A visão da mídia”. Local e horário: auditório do Jockey Club, no centro de São Paulo (rua Boa Vista, 280), a partir das 9h30.

Organizado pela Mega Brasil, do meu amigo Eduardo Ribeiro, participam do debate os diretores editoriais dos jornais Folha de S. Paulo (Otavio Frias Filho), O Estado de S. Paulo (Ricardo Gandour) e Josemar Gimenez (Correio Braziliense). Dos diretores dos principais jornais brasileiros, só ficou de fora Rodolfo Fernandes, de O Globo. Os ingressos já estão esgotados.

Bem na véspera, por mais uma feliz coincidência, dou de cara com um antológico texto de Geneton Moraes Neto, repórter e editor do “Fantástico”, da TV Globo, um dos melhores e mais respeitados jornalistas brasileiros da sua geração.

A começar pelo título_ “Anúncio fúnebre: os jornalistas estão enterrando o jornalismo” _ , o artigo de Geneton, que reproduzo abaixo, é um libelo em defesa do jornalismo e de ataque aos jornalistas que estão matando, nas redações, aquela que considero a mais bela profissão do mundo.

Na mensagem que enviou junto com o texto, ele me escreveu que seu objetivo era mesmo “jogar gasolina na fogueira dos debates sobre a nossa profissão. Você sabe melhor do que eu, que aquilo tudo é verdade. Diria que fui até condescendente…”.

Geneton não poderia ter encontrado momento melhor do que este que antecede o inédito debate entre os diretores das nossas grandes redações. pode até servir de pauta para os participantes.

De fato, como ele diz, é tudo muito triste o que está acontecendo nas redações dos nossos jornalões, mas, infelizmente, é tudo verdade o que o Geneton escreveu.

Sua corajosa profissão de fé na profissão de jornalista ganha ainda mais valor por se tratar, não de um acadêmico frustrado ou um amargurado jornalista em final de carreira, mas de uma das estrelas do jornalismo, trabalhando da maior empresa de comunicação do país, no auge da sua carreira.

Já escrevi demais. É melhor ler logo o Geneton:

(aqui: http://colunistas.ig.com.br/ricardokotscho/2008/11/26/midia-em-debate-e-um-anuncio-funebre/#comments)

Internautas aderiam ao debate no espaço reservado aos comentários.

Idem com o portal Comunique-se, na seção "Em Pauta":

http://www.comunique-se.com.br/

Fiz uma busca rápida. Vários outros blogs repassaram adiante o texto.

É uma das maravilhas da internet: a incrível capacidade de reprodução de textos, idéias, provocações.

Obrigado, Vale do Silício!


Posted by geneton at novembro 27, 2008 11:19 AM
   
   
Copyright 2004 © Geneton Moraes Neto
Design by Gilberto Prujansky | Powered by Movable Type 3.2