novembro 25, 2011

BONI

BONI PERGUNTA ONDE ESTARÁ FILME QUE MILITARES “ARRANCARAM DA MOVIOLA” NA SEDE DA TV GLOBO (E DÁ A FÓRMULA IDEAL PARA A TV : O SEGREDO É FAZER O POPULAR BEM-FEITO)

BONI-FOTO-JPG-300x225.jpg
Boni: memória da tevê brasileira (Foto: Luciano Gazio)

A Globonews reapresente neste domingo, às 17:05, uma entrevista especial com um homem que entrou para a história da TV brasileira: José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni. Durante três décadas, ele foi o principal executivo da Rede Globo. Entre outros temas, Boni descreve, por exemplo, o sumiço de um filme que foi confiscado por militares na sede da Rede Globo, no Jardim Botânico, no governo Médici. Fala sobre a censura à primeira versão da novela Roque Santeiro. E dá a receita da “filosofia Boni” para a TV.

Um trecho da entrevista:

Você diz que o filme sobre a morte do guerrilheiro Carlos Lamarca foi confiscado por militares na ilha de edição na TV Globo. Você fez alguma gestão para tentar reaver este material ?

“Todos nós fizemos. O filme foi retirado ainda na montagem. Naquele tempo, era filmado ( N: o vídeotape já existia, mas as equipes de jornalismo usavam filmes, na época. A substituição de filme por VT, no jornalismo, só ocorreria anos depois ) . E o filme foi arrancado da moviola. Fiz gestões. Armando Nogueira ( N: à época, diretor da Central Globo de Jornalismo, a CGJ) fez gestões, Alice Maria (diretora-executiva da CGJ) também. O próprio Dr. Roberto Marinho ( presidente das Organizações Globo ) entrou no assunto, porque, afinal de contas, ele tinha um argumento: Lamarca estava morto. Não há o que esconder. As fotos tinham sido publicadas nos jornais do dia seguinte. Mas, não sei por que razão, o filme não só foi confiscado, como sumiu. Não sei onde foi parar o filme que foi arrancado da moviola. A gente não entendeu qual o motivo, porque não havia qualquer intepretação que pudesse comprometer nada”.

( Depois de abandonar o Exército, o capitão Carlos Lamarca de integrou à guerrilha. Fez parte da Vanguarda Popular Revolucionária ( VPR ). Terminou morto no interior da Bahia, em setembro de 1971 )

Tevê é tempo. Você poderia resumir em um minuto a filosofia televisiva de Boni ? Qual é o primeiro mandamento ?

Boni : “Posso. O primeiro mandamento é o seguinte: fazer o popular bem-feito. Há duas coisas muito fáceis de fazer na televisão: o hermético – que ninguém entende - e o popularesco, que todo mundo entende. O meio disso - o popular bem-feito – é muito difícil de fazer! É uma linha tênue – que você tem de observar com muito cuidado. A receita é você sempre estar um degrau acima do público – e não um degrau abaixo, para servir ao público. Temos de melhorar o público e ter responsabilidade social. A televisão não é apenas um entretenimento. A tevê tem alguma coisa a fazer pelo país e pela comunidade. Devemos, sempre, pensar nesta questão: a de fazer alguma coisa que seja útil. Que o conteúdo e a forma tragam alguma contribuição para o telespectador”.

Boni lança, no dia 30, “O Livro de Boni”, numa noite de autógrafos que, obviamente, promete ser concorridíssima, no Copacabana Palace.

Posted by geneton at novembro 25, 2011 01:22 PM
   
   
Copyright 2004 © Geneton Moraes Neto
Design by Gilberto Prujansky | Powered by Movable Type 3.2