setembro 09, 2010

JONATHAN STERNE

PROFESSOR DIZ QUE DIVULGAÇÃO DO ROSTO DE BIN LADEN RESOLVEU “PROBLEMA” DO GOVERNO AMERICANO DEPOIS DO 11 DE SETEMBRO: O INIMIGO PRECISAVA TER UMA FACE

A Globonews reapresenta, neste domingo, ao meio-dia e meia, no DOSSIÊ GLOBONEWS, uma entrevista com um professor que analisou um aspecto pouco avaliado do 11 de Setembro (o programa terá reprise também na segunda-feira, às três e meia da tarde):

Um professor americano, naturalizado canadense, causou surpresa ao meio acadêmico ao escolher,como tema de estudo, um tema aparentemente inusitado: a voz e a imagem de Bin Laden, o terrorista mais procurado do planeta.

Diretor do Departamento de História da Arte e de Estudos em Comunicação da Universidade McGill,em Montreal, no Canadá, o professor Jonathan Sterne chama a atenção para um detalhe :

o rosto e a voz de Bin Laden cumpriram, no “imaginário” americano, um papel importante depois dos ataques de 11 de setembro de 2001, porque “personalizaram” um inimigo que parecia abstrato: ninguém conhecia os terroristas que jogaram os aviões contra o World Trade Center e o Pentágono. Bin Laden “preencheu” esta lacuna.

O rosto foi intensamente divulgado. Já a voz mereceu restrições : o governo Bush chegou a apelar às redes de TV para que elas não divulgassem as mensagens gravadas por Bin Laden. Motivo: as mensagens supostamente gravadas por Bin Laden poderiam trazer códigos secretos endereçados a terroristas, uma suposição que o professor considera inteiramente infundada.

De qualquer maneira, ele defende uma tese interessante sobre a voz e o rosto do superterrorista ( o professor escreveu um trabalho intitulado The Enemy Voice / A Voz do Inimigo ).

O incrível, o inacreditável, o extraordinário é como existe tanta gente que, por ignorância, por desinformação ou por um puro e tosco antiamericanismo, ainda é capaz de acreditar que os Estados Unidos perpetraram o atentado contra Nova Iorque porque precisavam de um “pretexto” para invadir o Iraque, por exemplo. Deus do céu, Deus do céu, Deus do céu, socorrei nossos ouvidos. Do que é capaz a mente humana….Se o governo Bush quisesse invadir o Iraque, bastaria deslocar tropas para lá. Ponto.

Um trecho da entrevista:

Qual o efeito do que o senhor chama de “repetição infindável” do rosto de Bin Laden em livros,revistas, TV e até em camisetas ?

Jonathan Sterne : “O governo dos Estados Unidos, durante a administração Bush, esteve particularmente interessado em divulgar o rosto de Bin Laden, para sacramentar a imagem do inimigo. Os ataques do 11 de setembro de 2001 foram praticados por gente cujos rostos eram desconhecidos do público americano. Eram “abstratos”. O que havia eram aviões batendo em edifícios. A função do rosto de Bin Laden – portanto – foi o de atribuir a ele uma “persona”, mostrar o rosto do inimigo, aquele a quem nos opomos. Quando essa imagem entrou em circulação – em 2001 já vivíamos a era da Internet e as imagens já circulavam promiscuamente -, o rosto de Bin Laden começou a aparecer em muitos meios, porque, por um lado, as pessoas viam naquilo algum sentido. Mas havia também os que queriam faturar, como no caso do papel higiênico com a imagem de Bin Laden – que é certamente muito mais caro do que qualquer outro…”.

Posted by geneton at setembro 9, 2010 10:27 AM
   
   
Copyright 2004 © Geneton Moraes Neto
Design by Gilberto Prujansky | Powered by Movable Type 3.2