julho 02, 2010

RICARDO ROCHA

EX-JOGADOR DA SELEÇÃO DIZ QUE BRASIL DEVE PENSAR “DUAS VEZES” ANTES DE PROGRAMAR FINAL DA COPA DE 2014 PARA O MARACANÃ. MOTIVO: A LEMBRANÇA DE 50

O ex-zagueiro da seleção Ricardo Rocha ( vestiu a camisa do Brasil na Copa de 1990 e no primeiro jogo da Copa de 1994, quando se machucou) entrou para a história do tetracampeonato como o grande “animador” do time. Depois da contusão, passou a atuar fora do gramado para “dar força” ao grupo. Virou uma espécie de psicólogo amador.

E é nesta condição que ele levanta uma lebre polêmica : em entrevista que concedeu ao locutor-que-vos-fala logo antes do início da Copa da África do Sul, Ricardo Rocha diz que pensaria “duas vezes” antes de programar a final da Copa de 2014 para o Maracanã. Motivo: se o Brasil chegar à final, a pressão sobre os jogadores e o técnico será monumental, diante da lembrança do que aconteceu em 1950. O Brasil precisava apenas de um empate contra o Uruguai para levantar o título . Fez um a zero. Inacreditavelmente, perdeu de dois a um. O silêncio da torcida brasileira entrou para a história do estádio.

O trecho da entrevista em que Ricardo Rocha dá o sinal de alerta:

Você estava dizendo antes da gravação que a grande preocupação não é a Copa de 2010,mas uma possível final no Maracanã, na Copa de 2014. O que é que você faria para preparar psicologicamente os jogadores do Brasil para esta possível final ?

Ricardo Rocha: “A gente já tem alguns problemas para 2014.O Brasil só vai jogar amistosos. Não vai disputar eliminatórias, porque é o país-sede. É ruim, porque nas eliminatórias você já sente como é que estão as equipes.Amistoso é diferente. Mas faz parte de quem faz a Copa do Mundo. O que penso ? Eu trocaria qualquer título do Brasil pelo título de 2014. Por quê ? Porque tivemos um insucesso em 1950. Aquilo marcou todos. Se a gente tiver outro insucesso em 2014….É claro que não penso nesta possibilidade, mas a gente tem de lembrar. Os jogadores de 2014 não terão jogado naquela época, claro. São outros. Mas é igual à gente: quando íamos jogar contra o Uruguai, todo mundo só falava em 1950. Eu dizia: “Meu amigo, não sou daquela época.Não joguei..”

É preciso fazer um trabalho psicológico forte. Teremos jogadores de muita qualidade, como Neymar, Ganso, Pato, Robinho ainda tem idade para ir a uma Copa do Mundo. Mas os jogadores experientes vão ser fundamentais. O próximo treinador tem de se preocupar com este trabalho psicológico. Quando acabar a Copa na África e a gente vir que a Copa vai ser mesmo aqui no Brasil, haverá muita lembrança de 1950, porque o Brasil perdeu. E perder novamente seria uma catástrofe geral para o futebol brasileiro. 2014 me preocupa até por causa da euforia do povo brasileiro – de achar que a gente vai ser campeão em casa. Não é assim ! Fico preocupado porque é uma Copa dentro do Brasil.E a primeira a gente perdeu”.

Você acha que é um risco manter a final da Copa do Mundo de 2014 no Maracanã – que foi palco da chamada “tragédia de 50″ ?

Ricardo Rocha: “Não é que seja um risco. Falo do que pode acontecer no dia desta final, se o Brasil for. Fico preocupado, sim, porque virão coisas negativas do passado. Adoro o Rio de Janeiro. Vivo aqui há doze anos. Minha cidade é o Rio,junto com o Recife. Eu pensaria duas vezes antes de fazer a final da Copa de 2014 no Maracanã. Se o Brasil chegar a esta final - e,se Deus quiser, vai chegar -, eu sei da pressão que haverá em cima de todos: os atletas, a comissão técnica, os dirigentes. Se Deus quiser, seremos campeões, mas eu pensaria duas vezes: eu não exporia o Maracanã num evento como esse. Por quê ? Porque o Maracanã já viveu a decepção de 1950. Pode ter outra ? Eu, particularmente, tentaria fazer a final em outro lugar. Mas já foi definido que será no Maracanã. O povo carioca é maravilhoso. Todo mundo vaiu incentivar. Mas, hoje, tenho esta dúvida sobre se faria ou não no Maracanã esta final, por tudo o que vai acontecer: se o Brasil for para a final, as lembranças serão muito pesadas em cima dos atletas e da comissão técnica”.

Posted by geneton at julho 2, 2010 11:05 AM
   
   
Copyright 2004 © Geneton Moraes Neto
Design by Gilberto Prujansky | Powered by Movable Type 3.2