maio 03, 2010

CARL BERNSTEIN

BERNSTEIN VOLTA A ATACAR : REPÓRTER DO CASO WATERGATE DIZ NO RIO QUE CULTO À CELEBRIDADE, FOFOCA E SENSACIONALISMO PRODUZEM RETRATO DESFIGURADO DA SOCIEDADE

O super-repórter Carl Bernstein – aquele que, ao publicar uma série de reportagens investigativas no Washington Post, em parceria com Bob Woodward, terminou provocando a renúncia do presidente dos Estados Unidos, Richard Nix0n – fez uma queixa, agora há pouco, no auditório da Escola da Magistratura do Estado do Rio: reclamou de que, nesta última geração, a principal função da imprensa – a de obter a “melhor versão possível da verdade” – foi deixada de lado. O que há, hoje ? “A predominância de uma cultura jornalística global que tem cada vez menos a ver com a verdade, a realidade e o contexto. Crescentemente, o retrato de nossa sociedade, produzido por esta mídia, é enganador. É um retrato sem conexão com o contexto real de nossas vidas; um retrato desfigurado pelo culto à celebridade, pela fofoca, pelo sensacionalismo, pela negação das reais condições de nossa sociedade, pela controvérsia fabricada – especialmente, na TV, mas também na imprensa escrita. Uma das grandes perguntas do Século XXI é se nós, no chamado mundo civilizado, podemos restaurar a nossa missão : a de obter a melhor versão possível da verdade”.

Como se dizia no tempo das cavernas, “falou e disse”.

Bernstein participou de um seminário que discutiu as ameaças ao livre funcionanento da imprensa – especialmente, na Venezuela, Argentina e Equador. O presidente da Globovision (Venezuela) não conseguiu visto para sair do país : terminou enviando um vídeo que foi exibido para a plateia. O presidente Chavez, como se sabe, declarou guerra ao grupo jornalístico.

(ver post anterior : reportagem completa sobre a penúltima viagem de Bernstein ao Brasil)

Posted by geneton at maio 3, 2010 11:49 AM
   
   
Copyright 2004 © Geneton Moraes Neto
Design by Gilberto Prujansky | Powered by Movable Type 3.2