fevereiro 13, 2010

UM PROFESSOR ENTREGA O DIPLOMA AO “DR. ALCIDES”

Nunca um post provocou tantas respostas quanto o que lamentava a execução de Alcides, o estudante morto a tiros por bandidos no Recife. Era filho de uma ex-catadora de lixo. Entrou para a universidade como primeiro colocado entre os alunos de escola pública que prestaram vestibular. A imagem da vibração da mãe de Alcides no momento da aprovação do filho no vestibular emocionou o Brasil, ao ser exibida na TV.

O comentário 175, postado por um professor que se comoveu com o caso, certamente resume o sentimento geral : todos estão entregando, simbolicamente, ao estudante Alcides o diploma que ele já não poderá receber.

O comentário enviado pelo internauta:

175Lauro Almeida de Oliveira:
13 fevereiro, 2010 as 11:00

“Ao Doutor ALCIDES DO NASCIMENTO LINS, com orgulho lhe entrego o seu DIPLOMA, sob o aplauso de milhões de brasileiros honestos como você.

Senhora MARIA LUIZA, Mãe do Doutor ALCIDES e o seu Pai : nos perdoeem. Infelizmente, monstros, assassinos, covardes, nojentos, não deixaram o Doutor ALCIDES DO NASCIMENTO LINS comparecer a essa solenidade. Não o deixaram ajudar os milhares de brasileiros que estariam nas filas para serem atendidos por ele. Seus familiares estão orgulhosos e tristes eternamente, assim como eu, Lauro, Pai, Avô e Professor há quase quarenta anos: sei o que é o sorriso de um negro-autêntico brasileiro-vencedor que lutou até o seu último minuto com a formação de seus pais: seja honesto, seja honrado, seja leal, seja puro, seja limpo, seja pobre-rico em seus atos, mesmo que isto lhe custe a própria vida. O Doutor ALCIDES assim cumpriu sua palavra silenciosa, ouvindo seus pais… foi, é e sempre será aquele que com dignidade maternal, com espírito de luta, com lealdade interna soube nos dar uma lição de vida. Vida essa que nós não soubemos proteger para você estar aqui conosco…

Doutor ALCIDES!… onde você estiver, será lembrado com uma singela homenagem prestada pelo Professor Lauro e seus estudantes, pelo Brasil e pelo Mundo: farei um minuto de contemplação ao seu sonho, ao seu sorriso, aos seus amigos, seus pais e aqueles que conheceram você e por você irão chorar eternamente sua falta.

Escrevo essas linhas hoje, sábado de carnaval, 13 de fevereiro de 2010, estou no Rio de Janeiro e até agora seus algozes não apareceram. Nesta madrugada, me deparei com seu sorriso acima : estavas feliz e realizado, porém ausente eternamente…
DOUTOR ALCIDES, um beijo e um abraço, de um Pai seu adotivo, avô e eternamente amigo: Lauro”

Posted by geneton at fevereiro 13, 2010 12:35 PM
   
   
Copyright 2004 © Geneton Moraes Neto
Design by Gilberto Prujansky | Powered by Movable Type 3.2