outubro 08, 2009

DÚVIDAS INÚTEIS DE UM LEIGO ABSOLUTO EM MATÉRIA DE MODA: POR QUE É QUE UMA SUPERMODELO COMO GISELE BUNDCHEN SE MOVE NA PASSARELA COMO SE FOSSE UM BONECO DO CARNAVAL DE OLINDA ?

Senhores jurados : perdoai.

O Dossiê Geral pede licença para lançar ao vento uma daquelas perguntas estúpidas que de vez em quando afloram, irresistíveis, em nossas florestas interiores.

São aquelas interrogações que, em respeito às normas da civilização, a gente pronuncia em voz baixa, para ninguém, num monólogo que dispensa espectadores.

Feita a ressalva, transmito aos senhores jurados esta dúvida de um leigo absoluto em matéria de desfiles de moda: em nome de todos os santos, alguém poderia esclarecer o que quer dizer aquele andar de Gisele Bundchen na passarela ? O que é aquilo ? Defeito físico ? Falta de coordenação motora ? Trauma de infância ?

Não se discute aqui a beleza da chamada “supermodelo”. Deve haver um fundo de razão no boato de que ela é a mulher mais bela do mundo. Pode ser. Deve ser. Parece simpática, além de tudo. O problema das celebridades é a obrigação de dar entrevistas.

Sou insuspeito para falar, porque desde que me entendo por gente vivo importunando a paciência alheia em busca de declarações que mereçam ir para o papel ( ou para o vídeo ou para uma tela de computador).

Em verdade, vos digo: noventa por cento das celebridades – especialmente, as que não precisam cultuar os prazeres da leitura – passam a vida pronunciando obviedades. Podem-se incluir nesta lista modelos, jogadores de futebol, atrizes, atores, cantores etc.etc.

As modelos vivem a um milímetro do vexame quando abrem a boca. Faça-se uma pesquisa na imprensa nacional dos últimos dez anos. O nível das declarações de modelos como Gisele Bundchen é digno de um estudante secundarista relapso. Uma alma caridosa poderia dizer: mas quem disse que elas deveriam saber falar ? Basta que desfilem. Que assim seja.

Mas aí uma dúvida devastadora invade a alma dos leigos: em nome das vítimas do tsunami, alguém poderia explicar o que é que faz uma supermodelo multimilionária se mover numa passarela como se fosse um boneco do carnaval de Olinda? É verdade que ganha cachês de milhares de dólares para balançar o esqueleto como se fosse uma marionete descontrolada ?

Jamais vi desfiles de moda. Faço, desde já, um juramento: pretendo morrer sem ver. Não me fazem a menor falta.

Ainda assim, cultivo esta dúvida primal: alguém pode dizer em português claro o que é que faz uma supermodelo tão bonita quanto Gisele Bundchen andar com um pé na frente do outro, como se estivesse querendo provar ao guarda de trânsito que não bebeu ?

O que é aquilo ? O que quer dizer ? Deixo no ar minha dúvida. Não é só minha. É de milhões de telespectadores que, como eu, jamais se incomodaram com o fato de nunca terem pousado as patas num desfile de moda. É só ver o elenco de interesses e a compulsão exibicionista dos que, com as exceções de praxe, fazem e frequentam estes festivais de humor involuntário. Repito: com as exceções de praxe.

Nós, aqui do extremo oposto da escala animal, agradecemos penhoradamente pelas boas risadas que estes convescotes nos proporcionam sempre que aparecem na TV. Alguém, em algum lugar do planeta, já viu um ser bípede minimamente dotado de senso de ridículo andar pelas ruas com aquelas roupas inviáveis e aqueles penteados patéticos ? Certamente, não. Quá-quá-quá. Nunca,nunca se fez tanto humorismo involuntário na face da Terra.

Posted by geneton at outubro 8, 2009 12:39 AM
   
   
Copyright 2004 © Geneton Moraes Neto
Design by Gilberto Prujansky | Powered by Movable Type 3.2