outubro 10, 2015

O ESCRITOR MARCELO RUBENS PAIVA LANÇA UM DESAFIO AOS ENVOLVIDOS NA MORTE DO PAI - O EX-DEPUTADO RUBENS PAIVA: "VENHAM A PÚBLICO!" ( E FAZ UMA REFLEXÃO - NADA "REVANCHISTA" - SOBRE O PAPEL HISTÓRICO DAS FORÇAS ARMADAS ).

marcelo.jpg

Marcelo Rubens Paiva acaba de lançar o ( belo ) livro "Ainda Estou Aqui", em que trata não apenas do drama que a família enfrentou depois do desaparecimento do ex-deputado mas também da doença da mãe, a advogada Eunice Paiva, acometida do Mal de Alzheimer.
Um trecho da entrevista:
"A morte do meu pai não tem fim. Pode agora à tarde ser revelado um documento que mostre alguma novidade. Pode aparecer amanhã um sujeito que diga: "Enterrei Rubens Paiva na Barra da Tijuca" ou "levei o corpo esquartejado de Rubens Paiva para um cemitério no Xingu". A cada ano, aparece uma nova testemunha, aparece um novo documento. É um grande mistério que nunca é solucionado".


GMN: Se tivesse a chance de se dirigir a alguém envolvido no desaparecimento de Rubens Paiva, o que é que você diria a ele?
Marcelo Rubens Paiva: "Venha a público! Venha contar o que aconteceu. Seja brasileiro. Venha recontar a história do Brasil. Ajude-nos a recontá-la! Onde estão estes torturadores? Terão coragem de andar na rua ou de pedir desculpas? É o que falta ao Brasil: as pessoas virem a público!"
"Não adianta ficar defendendo a ditadura. Aquilo foi um crime, um absurdo. Venha a público. Venha dizer: "Desculpe! Quero pedir desculpas à sociedade brasileira". Faz bem pedir desculpas. Estamos precisando desse pedido de desculpas - que não veio ainda! A Lei da Anistia perdoou os dois lados, mas o pedido de desculpas não veio".
"Cadê um militar para limpar esse passado e honrar essa instituição maravilhosa que fez tanto bem ao Brasil e é tão importante para o país? Devemos nos orgulhar da instituição militar. Onde estão eles para dizer: "Desculpem, nós erramos".
O Exército é heroico ao nos defender da violência dos grandes eventos. Venham a público para dizer: "Erramos nesse período!".
Gosto de ler as aventuras do Exército brasileiro. Gosto de saber saber da participação do Exército brasileiro na luta contra o nazifascismo na Europa e suas heroicas batalhas. Sei que muitos militares defenderam o governo de João Goulart. Eu sempre soube separar aquela gangue de militares golpistas e fascistas da beleza que foi a instituição".
( foto: Aldrin Luciano Gazio )

Posted by geneton at outubro 10, 2015 11:43 AM
   
   
Copyright 2004 © Geneton Moraes Neto
Design by Gilberto Prujansky | Powered by Movable Type 3.2