agosto 24, 2015

ENTREVISTA DE EMPREGO

Se eu fosse enfrentar hoje uma entrevista de emprego e se me pedissem para dizer em trinta segundos o que penso do jornalismo, eu diria, com toda sinceridade:
"Depois de décadas na estrada, tenho a nítida, nitidíssima sensação de que, no fim das contas, como escolha profissional, o jornalismo foi um equívoco envolvido num engano dentro de um grande erro. Mas agora é tarde para voltar atrás. Bola pra frente, então! Faz de conta que é a melhor profissão do mundo!
E é - para os que se descobrem tecnicamente incapazes de fazer alguma coisa que seja de fato útil ao avanço da humanidade!".


( a frase foi inspirada na máxima de Winston Churchill sobre a Rússia: "É uma charada envolvida num mistério dentro de um enigma" ).
Nem preciso dizer que eu seria imediatamente dispensado pelo burocrata do Departamento de Recursos Humanos encarregado de selecionar os candidatos.
Eu ouviria o aviso de dispensa sumária, me levantaria, cumprimentaria o dispensador e diria: "Parabéns! Você nunca tomou uma decisão tão acertada!".
Parabéns! Parabéns! Lugar de quem tem dúvida sobre a profissão que escolheu é em casa - de preferência, com um bom livro na mão!".
E partiria, alegre e satisfeito, rumo a um mergulho intensivo nas páginas de
H.L. Mencken ou Nélson Rodrigues ou Gay Talese ou Truman Capote ou Joel Silveira. Isso,sim, é jornalismo.

Posted by geneton at agosto 24, 2015 11:58 AM
   
   
Copyright 2004 © Geneton Moraes Neto
Design by Gilberto Prujansky | Powered by Movable Type 3.2