junho 14, 2015

...E A CONSPIRAÇÃO MUNDIAL DA MEDIOCRIDADE DEGOLOU AS CONSTELAÇÕES! MAS O SONHO DE LUZ, ALTURA E CLARIDADE VAI EXPLODIR UM DIA!

Por fim: vai aqui o texto de abertura do nosso documentário CORDILHEIRAS NO MAR: A FÚRIA DO FOGO BÁRBARO, "recitado" entre estátuas do Museu de Belas Artes por Paulo César Peréio, Aderbal Freire Filho e Ana Maria Magalhães ( o filme - sobre Glauber Rocha - será exibido na mostra competitiva do Cine Ceará, no dia 21 de junho. Depois, em data a ser marcada, ganha a tela do Canal Brasil ):
Acorda, Glauber! Vem repetir: "A arte é contrassenso político!. Nestas terras belas, onde vive um povo faminto, construiremos uma nova civilização!"


Acorda, Carlos Drummond! Ainda "precisamos descobrir o Brasil", "escondido atrás das florestas com a água dos rios no meio!". "Tanto oceano e tanta solidão!"
As ondas gritaram: nem Moscou nem Washington! Nossos barcos naufragaram todos!
Quem vai querer comprar os sonhos destroçados?
A máquina do mundo moeu as manhãs.
Quem vai revirar as ruínas?
A conspiração mundial da mediocridade degolou as constelações.
Quem vai juntar os estilhaços?
O planeta é um imenso shopping center!
Acorda, Maiakovsky! Vem repetir: "Certo ou errado, não posso ficar calmo! Decapitaram as estrelas e ensanguentaram o céu como um matadouro!"
O velho coração sonhava com fogueiras incendiando o Atlântico Sul! O mar ia pegar fogo de tanta luz! A batalha foi adiada até a próxima aurora!
As velhas utopias jogaram sangue e tanques sobre as primaveras! ...Mas o sonho de rios de leite, o sonho de luz, altura e claridade vai explodir, um dia!
Viva o fogo bárbaro de todas as ilusões! O grande fogo bárbaro brasileiro! Verdes anos, verdes mares, verdes canaviais, verdes telas, verde aurora-Pernambuco!
Já estou vendo dois mil e vinte, dois mil e trinta, dois mil relâmpagos riscando as cordilheiras! Só a miragem nos salva, só a miragem é real!
Nosso grande sonho inútil grita: velas ao mar! Velas ao mar! Velas ao mar!

Posted by geneton at junho 14, 2015 12:24 PM
   
   
Copyright 2004 © Geneton Moraes Neto
Design by Gilberto Prujansky | Powered by Movable Type 3.2