dezembro 19, 2014

MIGUEL ARRAES FALA PELA PRIMEIRA VEZ À TV - DIAS ANTES DE VOLTAR AO BRASIL, NAS ASAS DA ANISTIA (É NESTE DOMINGO, ÀS 23:30, NO CANAL BRASIL ).

O Brasil já foi o país em que um ex-governador, nome de projeção nacional, dava uma entrevista para a TV, mas não tinha ideia se suas palavras poderiam ou ou não ao ar. Já tinha acontecido antes: o ex-governador, deposto e exilado pelo golpe militar de 1964, fizera gravações para a TV que nunca foram ao ar no Brasil. ( A tesoura da censura ou o poder da autocensura tratavam de deixar mudas vozes tidas como incômodas. A autocensura da imprensa "falada, escrita e televisionada" nos "anos de chumbo": eis aí o tema para uma bela investigação jornalística ou acadêmica !).
O ex-governador se chamava Miguel Arraes. Em entrevista que será representada neste domingo, às onze e meia da noite, no Canal Brasil ( e também na segunda, uma e meia da tarde ), dentro da série de reprises do histórico programa ABERTURA, Arraes manifesta dúvidas sobre o destino que teriam suas palavras: iriam ou não chegar a ouvidos brasileiros?
http://goo.gl/uxmdwq
A entrevista foi concedida a Roberto D`Ávila, em Paris, dias antes de Arraes voltar ao Brasil. Trata-se de uma "relíquia": é provável que tenha sido a última entrevista que Arraes tenha dado para uma TV antes de voltar do exílio ( e a primeira que seria exibida por uma TV brasileira). Não custa lembrar que exilados célebres, como o próprio Arraes, Leonel Brizola, Luís Carlos Prestes ou Francisco Julião eram figuras banidas dos vídeos brasileiros. Não por acaso, o programa Abertura marcou época. Vale revê-lo, então.
PS: E ainda há uns gatos pingados que vão para a rua pedir a volta de militares ao poder.....
Vão ficar falando sozinhos. Justiça se faça: depois da redemocratização, as Forças Armadas jamais deram qualquer sinal de que estariam minimamente dispostas a quebrar a legalidade.
Ainda bem.
Não custa lembrar que, no dia 15 março de 2015, completam-se trinta anos desde o dia em que o último general deixou o Palácio do Planalto. Trinta anos não são trinta dias! Dessa vez, Dona Democracia parece que veio para ficar.

Posted by geneton at dezembro 19, 2014 11:58 AM
   
   
Copyright 2004 © Geneton Moraes Neto
Design by Gilberto Prujansky | Powered by Movable Type 3.2