dezembro 15, 2014

TRINTA E CINCO ANOS DEPOIS, A DÚVIDA DO "MALDITO" PLÍNIO MARCOS CONTINUA ATUAL: POR QUE É QUE O TEATRO NÃO PODE ENFRENTAR O TESTE DA BILHETERIA? POR QUE USAR DINHEIRO PÚBLICO PARA FINANCIAR TUDO QUE É TIPO DE PEÇA? ( SEM "PAPAS NA LÍNGUA", PLÍNIO MARCOS D

Uma reprise do histórico programa ABERTURA
( levado ao ar originalmente pela TV Tupi e agora reapresentado pelo Canal Brasil aos domingos às 23:30 e, às segundas, às 13:30 - ou seja: já,já ) toca num ponto que provoca polêmicas até hoje. Em que situação, afinal, dinheiro público deve ser usado para financiar a produção cultural?
Plínio Marcos, dramaturgo "maldito", sem "papas na língua", fala de teatro, num depoimento levado ao ar em 1979 pelo ABERTURA: diz que as subvenções oficiais só servem para corromper o artista.
Reclama de que o governo derramava dinheiro em espetáculos de baixo nível artístico. O que era que acontecia? A subvenção oficial se tornara um mal pior até do que a censura !
( Dinheiro público, como se sabe, pode financiar produções culturais seja através de patrocínio direto, seja através da famosa "renúncia fiscal" ).
A dúvida que Plínio Marcos levanta parece razoável. Em outras palavras, ele estava perguntando: por que é que os espetáculos teatrais não podem - pura e simplesmente - enfrentar o desafio da bilheteria? A mesmíssima pergunta poderia ser feita em relação á produção de filmes.
Trinta e cinco anos depois, o desabafo de Plínio Marcos permanece atualíssimo. A discussão não se esgotou. Pelo contrário!

Posted by geneton at dezembro 15, 2014 10:25 AM
   
   
Copyright 2004 © Geneton Moraes Neto
Design by Gilberto Prujansky | Powered by Movable Type 3.2