outubro 07, 2014

CENAS BRASILEIRAS: BOCA DE ÁLCOOL, BOCA DE URNA. E "HAVIA O POVO NA TARDE"

A caminho da seção eleitoral, passo em frente a uma birosca batizada com um nome genial, na Cruzada São Sebastião, no Leblon: "Boca de Álcool". O nome estava escrito a mão, num pedaço de papelão que pendia numa grade. A boca estava fechada hoje, dia de votar. ( Fico imaginando: quantos milhões de reais um publicitário não cobraria para inventar um nome tão simples, tão sugestivo e tão bem humorado - uma brincadeira com "Boca de Fumo"? O "marqueteiro" da Cruzada criou de graça ).
Enfrento uma pequena odisseia. A escola em que votava fechou. Vou a um novo endereço, indicado num site - a dez quarteirões de distância. Chego lá, nada de urna. Um guarda, na calçada, entretido com o celular, avisa: "Veio uma galera procurando a seção, mas não é aqui". Onde é, então? "Não sei informar". E volta ao celular, alheio aos movimentos da galera. Um fiscal informa que a zona, na verdade, mudou para um banco. Volto dez quarteirões. ( depois, descubro que o site que consultei trata da eleição para o Conselho Tutelar...).
Consigo votar. Cruzo, na fila de votantes, com um conterrâneo: Alceu Valença. Fica brincando com sotaque "estrangeirado" que de vez em quando ouve no Leblon.
Dou por encerrada a pequena aventura eleitoral.
"E havia o povo na tarde / e havia o povo na tarde", como naquela música bonita, com jeito de aboio:
http://goo.gl/CIG7jL
Agora, depois de descobrir a Boca de Álcool, é esperar pela Boca de Urna.

Posted by geneton at outubro 7, 2014 11:32 AM
   
   
Copyright 2004 © Geneton Moraes Neto
Design by Gilberto Prujansky | Powered by Movable Type 3.2