setembro 13, 2014

A NOVA PRAGA VAI SE ESPALHANDO PELAS TEVÊS: UM "ÓTIMO DIA", UMA "ÓTIMA TARDE", UMA "ÓTIMA NOITE"....

Uma mera observação sobre o Estado Geral das Coisas: desde as mais priscas eras, a saudação corrente nestas terras é "bom dia", "boa tarde", "boa noite". Expressões simples, sóbrias, diretas, corteses, irretocáveis, universais.
De uns tempos para cá, uma praga vem se disseminando pelas tevês. Os ouvidos mais atentos já devem ter notado que os tradicionalíssimos e tão bem educados "bom dia", "boa tarde" e "boa noite" começaram a ser substituídos pelos artificialíssimos, irritantes e descabidos "um ótimo dia", "uma ótima tarde", "uma ótima noite". ( Dá para imaginar o francês substituindo o "bonjour" ou o inglês trocando o "good morning", "good afternoon" ou "good night" por alguma coisa coisa? Não, não dá. )

Diante da nova praga, há apenas três palavras a serem ditas: Deus do céu....
E, antes que seja tarde, uma ótima noite para todos.
Neste exato momento, meu demônio-da-guarda me sopra, desesperado, no ouvido: Deus do céu, Deus do céu, Deus do céu....
De resto, não, ninguém precisa de "um ótimo dia", "uma ótima tarde", "uma ótima noite": um bom dia, uma boa tarde, uma boa noite já são mais do que suficientes para todos, em todos os lugares.
( nestas horas, me lembro do meu mestre, o grande repórter e saudosíssimo Joel Silveira. Quando algum apresentador dizia, em tom supostamente simpático mas na verdade impositivo, algo como "não saia daí", Joel tinha a tentação de se levantar imediatamente da cadeira e dar uma volta na sala, só para ter o gosto de não cumprir a "ordem" emanada da TV. É o prazer de dizer, só por pirraça: "Que história é essa de "não saia daí"? Eu saio, sim! Quer ver?... ". Não, o apresentador não ia ver. Mas Joel saía ).

Posted by geneton at setembro 13, 2014 01:20 PM
   
   
Copyright 2004 © Geneton Moraes Neto
Design by Gilberto Prujansky | Powered by Movable Type 3.2