setembro 03, 2014

O DESABAFO DO MESTRE EDUARDO COUTINHO: CEM MIL REAIS PARA FAZER UM CURTA É CASO DE POLÍCIA...

A quem se interessa por cinema-documentário: dirigido por Rená Tardin, "Coutinho Repórter" traz um interessantíssimo depoimento do mestre Eduardo Coutinho.
Ao final, Coutinho se refere, com alguma irritação, aos que, hoje, querem cem mil reais para filmar "um curta". "Não merecem fazer cinema: têm de ir para a cadeia..." - diz, irritado.
"Cem mil reais para fazer um filme" - diz Coutinho - é coisa do tempo do Laboratório Líder, uma época em que tudo era feito com película. Tudo era mais caro e menos acessível. Hoje, celulares filmam imagens em alta definição. Não é exagero dizer que há curtas em que o custo se aproxima do zero.
Descontado um ou outro exagero provocado pela irritação, o desabafo de Coutinho chama a atenção para um fato intrigante:

de vez em quando, jornais noticiam que projetos de documentários foram autorizados a captar milhões e milhões pela Lei Rouanet. A conclusão inevitável: tais estimativas parecem ser absolutamente irreais ou, no mínimo, delirantemente estratosféricas.
O "mundo real" - território, aliás, em que se movem os documentários - não é tão inflacionado, num planeta dominado por câmeras HD e por facilidades técnicas antes inacessíveis.
Eduardo Coutinho fala:
http://goo.gl/HPFKLX

Posted by geneton at setembro 3, 2014 01:29 PM
   
   
Copyright 2004 © Geneton Moraes Neto
Design by Gilberto Prujansky | Powered by Movable Type 3.2