junho 21, 2014

ACORDA, FELLINI ! ELES ENLOUQUECERAM ( OU: VALE A PENA VER "QUE ESTRANHO CHAMAR-SE FEDERICO" ANTES QUE O FILME SAIA DE CARTAZ )

E, pra não dizer que só se fala de Copa: um belo e comovente filme entrou em cartaz discretamente: "Que Estranho Chamar-se Federico: Scola Conta Fellini".
Aos oitenta e três anos, o grande diretor italiano Ettore Scola encena as lembranças da convivência, na juventude, com um amigo chamado.....Federico Fellini. Não é exatamente um documentário, não é uma cinebiografia: é cinema italiano dos bons. Em uma palavra: imperdível.
Mas.....sinal dos tempos: o filme entrou em cartaz, no Rio, em apenas duas salas ( no Laura Alvim e no Espaço Itaú ) e em pouquíssimos horários. É incrível.
O fato de um filme de um diretor como Ettore Scola
sobre um gênio como Federico Fellini ocupar um espaço modestíssimo no chamado "circuito de exibição" diz alguma coisa sobre a mediocridade generalizada que assola o planeta. Ah, diz, sim - com toda certeza.
Quando os tanques soviéticos invadiram a Thecoslováquia para acabar com a Primavera de Praga, um jovem ingênuo pichou num muro: "Acorda, Lênin ! Eles enlouqueceram ".
É hora de pichar em nossos muros imaginários: "Acorda, Federico Fellini! Eles enlouqueceram".
O planeta virou um imenso shopping center.
Que estranho saber que um filme como este só "merece" poucas exibições por dia, para um punhado de gatos pingados.

Posted by geneton at junho 21, 2014 01:28 PM
   
   
Copyright 2004 © Geneton Moraes Neto
Design by Gilberto Prujansky | Powered by Movable Type 3.2