junho 16, 2014

"VAMOS AVANTE, ESQUADRÃO! VAMOS, SERÁS O VENCEDOR!": JOGADORES ALEMÃES SE DIZEM DOMINADOS PELA "FEBRE BRASILEIRA"

--------------
Um pitaco: o primeiro sinal da alegria que marcaria a Copa ( pelo menos até agora!) foi dado, quem sabe, por aqueles torcedores baianos que fizeram dois jogadores da seleção alemã - Schweinsteiger e Neuer - entoar o grito de guerra da torcida do Esporte Clube Bahia : "Ouve esta voz que é teu alento / Bahia! Bahia! Bahia!" . Os alemães estavam devidamente paramentados com a camisa do "tricolor da Boa Terra" ( era assim que os locutores esportivos chamavam o Bahia, nas narrações dos duelos entre times pernambucanos e baianos que eu, menino recifense, ouvia, pela Rádio Clube de Pernambuco, nos já remotíssimos anos sessenta...).
Um dos alemães - Schweinsteiger - diria, depois, em entrevista à Folha de S.Paulo: "Estamos dominados pela febre brasileira". A declaração foi dada em resposta a uma pergunta sobre o que estava levando os alemães a adotarem um comportamento que destoava da esperada sisudez germânica...
A cena:

E, aqui, uma versão rara do arrebatador hino do Bahia - cantado no Teatro Castro Alves por Caetano Veloso, no último show antes de partir para o exílio, em 1969. A letra bem que serviria para descrever a torcida brasileira nestes tempos de Copa: "Ninguém nos vence em vibração / (...) Vamos avante, esquadrão !/ Vamos, serás o vencedor !":

Posted by geneton at junho 16, 2014 01:54 PM
   
   
Copyright 2004 © Geneton Moraes Neto
Design by Gilberto Prujansky | Powered by Movable Type 3.2