junho 07, 2014

AINDA BEM QUE OS MASOQUISTAS SÃO MINORITÁRIOS. QUE ROLE A BOLA, ENTÃO! PORQUE "DAS COISAS MENOS IMPORTANTES DA VIDA, A MAIS IMPORTANTE É O FUTEBOL"

Só pra reforçar: fico com João Saldanha, aqui citado num post anterior: "O futebol é uma manifestação da arte popular brasileira".
Que esta arte, então, possa se manifestar de novo dentro das "quatro linhas", diante da audiência planetária de uma Copa do Mundo.
O Brasil sempre deu, no futebol, belas demonstrações de criatividade. Por que diabos torcer por um fiasco logo agora? Ainda bem que os masoquistas são minoritários. Estou fora. Torço pelo hexa, é claro. Se o título não vier, não será nenhuma tragédia. Se vier, dará uma alegria - legítima - a milhões e milhões de brasileiros.
Não custa nada repetir a pergunta: se todos os países sonham acordados em serem campeões, por que diabos o Brasil não sonharia?
Torcer por uma vitória do futebol brasileiro na mais importante e mais empolgante disputa do esporte mundial não é sinal de "alienação" ( discussão que, aliás, parece velha e superada ). Pelo contrário: torcer por uma vitória do Brasil dentro do gramado é apostar no triunfo de um belo traço do "caráter nacional" - a capacidade brasileira de reinventar, aqui, o que foi criado "lá fora". E o Brasil, como se sabe, foi capaz de reinventar o futebol - esporte que consegue mobilizar multidões pelo planeta.
Não custa nada lembrar: "das coisas menos importantes da vida, a mais importante é o futebol", como bem disse o filósofo anônimo. Se é assim, o futebol diz, sim, alguma coisa sobre a alma de um país.
Por fim: querer que o Brasil faça uma bela campanha numa Copa do Mundo (disputada em casa !) não significa fechar os olhos para as incontáveis "mazelas" do país - é óbvio que não! ( Noventa por cento dos protestos, por sinal, são compreensíveis e justificáveis ). Mas não vejo qualquer motivo razoável para não querer que a capacidade brasileira de reinvenção possa brilhar de novo - desta vez, nos gramados.
Que role a bola, então. Sem patriotadas risíveis, a gente vai prender a respiração à espera dos gols.
Ao contrário do que diz a letra daquela música bonita, não haverá de ser pecado "apostar na alegria".

Posted by geneton at junho 7, 2014 02:01 PM
   
   
Copyright 2004 © Geneton Moraes Neto
Design by Gilberto Prujansky | Powered by Movable Type 3.2