maio 28, 2014

BIÓGRAFO DE ROBERTO CARLOS FAZ BELO GOL COM LIVRO "O RÉU E O REI". E NUNCA É TARDE PARA LEMBRAR: A GUERRA CONTRA A CENSURA PRÉVIA A BIOGRAFIAS NÃO ACABOU. COMO SE DIZIA ANTIGAMENTE, "A LUTA CONTINUA!", "A LUTA CONTINUA!":

-------------------------------------------------------
1. Em breve, pretendo dizer duas ou três coisas sobre o (belo) livro "O Réu e o Rei" - de Paulo César de Araújo sobre o Caso Roberto Carlos.
2. Desde já, uma dica: o recém-lançado "O Réu e o Rei" é sensato, bem escrito, bem apurado. Vale ler! Não cai no rancor. Documenta uma proibição absurda.
3. Um dia, a louca censura imposta por Roberto Carlos sumirá na poeira do tempo e da estrada. Feitas as contas, RC vai ser lembrado como grande cantor. E Paulo César de Araújo como autor de uma bela biografia. É um jornalista sério, dedicado, responsável, competente. Não cometeria deslizes - como não cometeu.

4. "O Réu e o Rei" documenta não apenas os bastidores da proibição do livro "Roberto Carlos em Detalhes": é também um registro sobre a trajetória de Roberto Carlos. Há também histórias fantásticas sobre outro recluso célebre- João Gilberto ( e uma penca de grandes nomes da MPB, entrevistados por Paulo César de Araújo para dois projetos de livro ). São vários livros em um só - um bom motivo para que "O Réu e o Rei" seja devidamente devorado.
5. Que se diga de novo: toda a celeuma provocada pela proibição da biografia é cem por cento justificável. O que estava
( e continua ) em jogo é a liberdade de informação. Não é uma mesquinha briga por dinheiro.
6. Em nenhum país democrático do mundo um biógrafo precisa submeter uma biografia à censura prévia do biografado. Isso é coisa de republiqueta bananeira. Todos os países estão errados e só o Brasil certo? Óbvio que não. É justamente o contrário!
7. Dei uma olhada no site da Amazon. Há cerca de oitenta biografias de Mick Jagger. Nenhuma - é claro - foi submetida a ele antes de publicada. Um biógrafo inglês ou americano rolaria no chão de tanto rir se soubesse de tal exigência.
8. Nem tudo é treva e ridículo: meio caminho já foi andado para que a exigência de autorização prévia vá para o lixo. A Câmara já derrubou a exigência. Falta o Senado. O Supremo Tribunal Federal também vai se pronunciar.
9. Rezamos para que o Senado e a ministra Cármen Lúcia não decepcionem o país. Jesus Cristo, Jesus Cristo, nós estamos aqui.
10. Enquanto a absurda censura prévia não for revogada, o Brasil continuará a ser a triste terra da biografia a favor. ( não há outra maneira de definir a tal "autorização" : é censura, sim !). Pior: quantas e quantas biografias importantes não deixaram de ser escritas por conta desse absurdo? Tristes trópicos...
Acorda, Paulo Francis! ( o que ele diria desta discussão toda ?).
Mas...as trevas estão se dissipando aos poucos.
Como se dizia antigamente, "a luta continua".
A luta continua ! "No pasarán !".
Por fim: Roberto Carlos deveria estar ocupado em fazer música - não em perseguir biógrafos. Paulo César de Araújo deveria estar ocupado em escrever - não em comparecer a tribunais.

Posted by geneton at maio 28, 2014 02:03 PM
   
   
Copyright 2004 © Geneton Moraes Neto
Design by Gilberto Prujansky | Powered by Movable Type 3.2