maio 24, 2014

TODOS OS PAÍSES QUEREM SER CAMPEÕES DO MUNDO. POR QUE O BRASIL NÃO IRIA QUERER ? POR QUE NÃO "APOSTAR NA ALEGRIA" ? POR QUE TORCER PELO BODE, PELO FIASCO, PELA TRISTEZA, PELA DERROCADA ?

Em resumo: tudo indica que o Brasil pagará um mico internacional por não ter sido capaz de terminar, a tempo, obras públicas prometidas para a Copa do Mundo. Em quatro palavras: faltou competência, sobrou ineficiência.
A incapacidade de cumprir prazos - aliás - é um lamentabilíssimo traço brasileiro.
É preciso, no entanto, fazer uma distinção importante: uma coisa é reclamar - por exemplo - contra a vergonhosa qualidade dos serviços públicos ( mal secular desta república ), contra o desperdício de dinheiro ou contra o equívoco de erguer estádios que, provavelmente, se transformarão em elefantes brancos depois que a festa acabar. Outra coisa, bem diferente, é querer o fracasso do Brasil dentro do campo.
Parece ridículo jogar para dentro das quatro linhas uma raiva que, aliás, em 98% dos casos é justificável e compreensível.
Torcer por um fiasco da Seleção é um equívoco bobo. Porque, dentro do campo, o futebol é uma espetacular demonstração de criatividade do brasileiro. Uma vez, tive a chance de fazer uma longa entrevista com João Saldanha, grande ex-técnico da seleção. Guardei uma frase que ele disse: "Nosso futebol é uma expressão da arte popular". Bingo!
Como se não bastasse, o futebol brasileiro é, também, um exemplo acabado de uma das mais belas características desta república banhada pelo Atlântico Sul: a capacidade de reinventar, aqui, o que foi criado "lá fora".
De resto, todos os países querem ser campeões do mundo. Por que o Brasil não iria querer? Por que não "apostar na alegria"? Por que torcer pelo bode, pelo fiasco, pela tristeza, pela derrocada? Qual é problema em querer ser hexa-campeão? Por que dar uma demonstração de "complexo de inferioridade"?
Desde já, torço por uma final épica no Maracanã entre Brasil x Argentina - o jogo do século.
Já estou preparando o coração para aquele momento que se repete de quatro em quatro anos: lá pelas tantas, num jogo difícil, Galvão Bueno exclama "vive um drama a Seleção Brasileira !".
Mas....o gol salvador haverá de vir. Se não vier, não será nenhum desastre. Não haverá - nem de longe - a comoção registrada na derrota de 1950. Ali, o país viu escorrer entre os dedos uma chance até então inédita de mostrar ao mundo que poderia ser o maior e o melhor num esporte que arrebata multidões pelo planeta. Vieram outras chances - devidamente aproveitadas. O futebol brasileiro é pentacampeão.
Vai ter Copa, vai ter gol, vai ter protesto. Só não se deve misturar uma coisa com a outra!
Prefiro apostar na alegria.

PS: E já que o assunto é Seleção Brasileira, tomara que, na Copa, fique "tudo amarelo", tudo "yellow", como na música bonita do Coldplay ( aliás, a reação do público nos primeiros acordes parece gol do Brasil!):
https://www.youtube.com/watch?v=Bxg3wE7cp_M

Posted by geneton at maio 24, 2014 02:09 PM
   
   
Copyright 2004 © Geneton Moraes Neto
Design by Gilberto Prujansky | Powered by Movable Type 3.2