junho 29, 2014

CIGANAS, DIGAM LOGO: ONDE E QUANDO VAI SER O PRÓXIMO DRAMA? ( ENQUANTO ELAS NÃO DIZEM, VALE REVER UM FIM DE PRORROGAÇÃO QUE PROVOCOU UMA ONDA DE TAQUICARDIA NO BRASIL - EM 1986...)

Pausa para uma expedição ao Mundo Mágico do vídeo tape:
o jogada mais dramática e mais emocionante que o locutor-que-vos-fala já teve a ventura de testemunhar diante de uma TV aconteceu no fim da prorrogação do jogo Brasil x França na Copa de 86.
Dose de adrenalina em grau máximo: a três minutos do final da prorrogação, o jogador da França dispara sem marcação, rumo ao gol do Brasil, naquilo que os locutores gostam de chamar de "contra-ataque fulminante". O pior é que era verdade: o contra-ataque parecia fulminante, sim! ( nem é preciso dizer que, neste momento, um certo país plantado às margens do Atlântico Sul, "terra adorada entre outras mil", prendeu a respiração ).
O goleiro brasileiro sai da área, desesperado, para tentar deter a corrida do atacante francês. Uma catástrofe brasileira começa a se desenhar: ninguém consegue deter Bellone – que avança, sozinho, para decidir a partida. Ah, a épica solidão do artilheiro na hora fatal! O super-goleiro Carlos voa sobre Bellone. Consegue desequilibrar o candidato a carrasco. Elzo tira a bola da área.
Um segundo depois, contra-ataque do Brasil! A bola chega à pequena área da França, passa a centímetros dos pés de Sócrates - que, exausto sob o sol de Guadalajara, desaba no gramado. Não é exagero: centímetros!
A partida vai para os pênaltis. A França segue adiante, na Copa.
A lembrança destes dois lances "dramáticos" resiste até hoje - vinte e oito anos depois. Dois contra-ataques que pareciam fatais, nos instantes finais de uma prorrogação, num jogo mata-mata de Copa do Mundo - tudo o que o futebol pode ter de drama e emoção.
A Copa de 2014 já produziu cenas que, certamente, vão ser lembradas daqui a vinte e oito anos ( o sufoco do Brasil contra o Chile Mineirão já entrou na lista ).

Quais serão as próximas?
Ciganas, digam logo: onde e quando acontecerá o próximo drama?
O que é que as cartas estão sussurrando?
Aqui, em 01:59:20, os dois lances emocionantes do final da prorrogação de Brasil x França:

Posted by geneton at junho 29, 2014 11:37 AM
   
   
Copyright 2004 © Geneton Moraes Neto
Design by Gilberto Prujansky | Powered by Movable Type 3.2