abril 30, 2014

O DIA EM QUE JORNALISTAS SE OCUPARAM DE JORNALISMO, NA TELA DO CINEMA

1. É gol! "O Mercado de Notícias" - documentário que o cineasta Jorge Furtado fez sobre jornalismo - acaba de ganhar o festival de cinema de Pernambuco.
2. O documentário propõe uma saudável discussão sobre a atividade jornalística. Jornalista - como se sabe - passa a vida falando dos outros mas...que tal falar do próprio jornalismo ?
3. Furtado descobriu uma preciosidade: um texto teatral inglês de 1625 chamado..."O Mercado de Notícias". Dirigiu a encenação de trechos da peça diante da câmera.
4. O documentário mistura cenas da peça com depoimentos de treze jornalistas: Jânio de Freitas, Mino Carta, Bob Fernandes, Raimundo Pereira, Paulo Moreira Leite, Renata Lo Prete, Maurício Dias, Cristiana Lobo, José Roberto de Toledo, Leandro Fortes, Luis Nassif, Fernando Rodrigues e o locutor-que-vos-fala.
Estou temporariamente longe de redações e de qualquer atividade jornalística, mas fui ver o documentário.
Primeiro, tive de me recuperar do trauma indizível de me ver "em tela grande". ( Confirmadamente, o melhor lugar do mundo para fazer cinema ou algo parecido é atrás de uma câmera, jamais na frente. Aliás: o melhor lugar é diante de um teclado - de preferência, numa ilha remotíssima). Agora, arrisco um palpite: "O Mercado de Notícias" terá uma bela carreira, porque provocará "n" discussões, entre profissionais e estudantes, sobre este bicho complicado, o jornalismo.
4. Ainda não exibido nos cinemas, "O Mercado de Notícias" terá desdobramentos: versões ampliadas dos depoimentos dos 13 jornalistas que estão no documentário serão postadas no site do projeto.
O primeiro: Jânio de Freitas.
O colunista da Folha diz que os jornalistas frequentemente se enganam: pensam que jornais são impressos para divulgar notícias. Não são - diz ele. Jornais são impressos, prioritariamente, segundo Jânio, "para editar publicidade" - porque esta é que dá dinheiro às empresas."O jornalismo recheia o entorno dos anúncios".
O depoimento:
http://goo.gl/jCFtqa

Posted by geneton at abril 30, 2014 12:08 PM
   
   
Copyright 2004 © Geneton Moraes Neto
Design by Gilberto Prujansky | Powered by Movable Type 3.2