abril 21, 2014

PROFESSORA SOCORRO VIEIRA PARA PRESIDENTE !

Parem as máquinas! A melhor e mais importante declaração feita este ano por uma "autoridade pública" no Brasil não veio de nenhum governante, nenhum candidato, nenhum parlamentar municipal, estadual ou federal. Veio de uma professora de uma escola pública que fica lá no "fim do mundo" - no norte do Piauí. O lugar se chama Cocal dos Alves.
Nome da professora: Socorro Vieira. Aparece logo no início de um dos episódios da série Educação.Doc - realizada por Luiz Bolognesi e Laís Bodansky - que a Globonews acaba de reprisar.
Em resumo, ela diz que, se tivesse a chance de faturar "milhões" em outra profissão, dispensaria de bom grado o dinheiro para continuar se dedicando a uma tarefa que ela julga mais compensadora: a de guiar a mão de uma criança rabiscando as primeiras letras na turma de alfabetização. Não por acaso, a escola em que ela trabalha vem obtendo índices surpreendentes. Em uma frase: a dedicação vencendo a precariedade. A professora se pergunta por que os governos não fazem o que deveriam fazer. É possível imaginar o que poderia acontecer se as condições fossem melhores.
O locutor-que-vos-fala votaria de bom grado num candidato - ou candidata - que prometesse o seguinte: um dia depois de tomar posse, entraria no gabinete presidencial no Palácio do Planalto para anunciar que, a partir daquela data, TODAS as escolas públicas do país funcionariam em tempo integral - de nove da manhã às cinco da tarde. E também: 95% das verbas gastas pelo governo em publicidade seriam imediatamente "desviadas" para o ensino público. Ponto. Acorda, Darcy Ribeiro!
Vai aqui o link para a fala da professora. Vale ouvir:
http://goo.gl/zXecJg

Posted by geneton at abril 21, 2014 12:13 PM
   
   
Copyright 2004 © Geneton Moraes Neto
Design by Gilberto Prujansky | Powered by Movable Type 3.2