março 29, 2014

"PAI, AFASTA DE MIM ESSE CÁLICE"

"Pai, afasta de mim esse Cálice" :
( ou: ...e,agora, uma pequena pausa para nossos "comerciais"..)
O CANAL BRASIL exibe, às sete da noite de segunda-feira, dia 31 de março, aniversário do golpe militar, íntegra do nosso documentário CANÇÕES DO EXÍLIO : A LABAREDA QUE LAMBEU TUDO. Com : Caetano Veloso, Gilberto Gil, Jards Macalé e Jorge Mautner. Narração: Paulo César Peréio. Participação: Lorena Silva.
Sou suspeitíssimo para falar, mas vale ver: os depoimentos são ricos. Em alguns momentos, emocionam - como a descrição de como foi composta a música Cálice ,rara parceria de Gilberto Gil & Chico Buarque de Holanda.
O documentário não traz guerrilheiros, políticos ou militares. Vai por outro caminho: como a decretação do AI-5 afetou a vida de grandes nomes da música popular? Qual foi o impacto que a fase mais dura dos chamados "anos de chumbo" teve sobre a vida e o trabalho de artistas? Depoimentos completos de Gilberto Gil e Caetano Veloso sobre a prisão dos dois, em São Paulo; revelações sobre o que Caetano ouviu nos quartéis sobre Geraldo Vandré; as ricas discussões, no exílio, entre Glauber Rocha e Caetano Veloso sobre o papel que os militares poderiam ter na abertura política; as dúvidas sobre se deveriam ou não voltar ao Brasil do general Médici; a lembrança emocionada de Gilberto Gil sobre a experiência de ver pela TV, no exílio londrino, a vitória da seleção brasileira na Copa do Mundo no México; a incrível cena vivida por Gilberto Gil num quartel, na prisão: o comandante pede que ele cante para a tropa. Delírios brasileiros, dores do passado, caminhos interrompidos, sonhos reconstruídos.

Posted by geneton at março 29, 2014 12:22 PM
   
   
Copyright 2004 © Geneton Moraes Neto
Design by Gilberto Prujansky | Powered by Movable Type 3.2