março 28, 2014

A LONGA NOITE DOS DILEMAS

GLOBONEWS reexibirá depoimento do hoje senador Pedro Simon ao DOSSIÊ GLOBONEWS sobre os dilemas vividos por João Goulart nas últimas horas antes do golpe de 1964.
Simon testemunhou a chegada de Jango a Porto Alegre, na madrugada do dia primeiro, para últimas e dramáticas conversas com aliados - civis e militares. Leonel Brizola queria que fosse articulada uma resistência. O comandante do III Exército disse que estaria pronto para defender o presidente.
Simon tinha ouvido um desabafo de Jango: numa audiência em Brasília, o presidente reclamara do açodamento de aliados que queriam que as reformas fossem feitas já. Jango se sentia, também, sitiado por pressões vindas de todos os lados: dizia que empresários, Igreja, imprensa, estavam todos contra ele. E os americanos prontos a intervir. Quando a situação chegou a um ponto dramático, na madrugada do dia primeiro, Jango estava diante do dilema: resistir ou partir. Se houvesse resistência, haveria, provavelmente, derramamento de sangue - algo que o presidente não desejava. Partiu para o Uruguai. Só voltaria ao Brasil morto, em dezembro de 1976. É o único caso de presidente brasileiro que morreu no exílio. O depoimento de Simon é a palavra de uma testemunha ocular de cenas que, hoje, fazem parte da história.

Posted by geneton at março 28, 2014 12:24 PM
   
   
Copyright 2004 © Geneton Moraes Neto
Design by Gilberto Prujansky | Powered by Movable Type 3.2