outubro 27, 2013

O REPÓRTER RICARDO KOTSCHO TOMA POSIÇÃO NA "BATALHA DAS BIOGRAFIAS": PELO FIM DA POSSIBILIDADE DE CENSURA PRÉVIA E PELA GARANTIA DE DIREITO DE RESPOSTA RÁPIDO E EFETIVO

Sobre a chamada "batalha das biografias", vale registrar a posição do grande repórter Ricardo Kotscho - que defende dois pontos importantes: o fim de restrições à publicação das biografias e, "ao mesmo tempo", a adoção de medidas que tornem rápido e efetivo o "direito de resposta" a quem se sentir prejudicado. Kotscho manifestou estas opiniões numa troca de e-mails com o locutor-que-vos-fala. Vale compartilhar o que ele disse, como contribuição ao debate.

Aspas:
"Apesar da gravidade do tema, tenho pra mim que se está fazendo este enorme barulho em torno das biografias não autorizadas por falta de outro assunto, já que a imprensa vive hoje de polêmicas, crises, denúncias e futricas.
É o que o Tutty Vasquez chama de notícia enguiçada.
Afinal, estamos falando de uma lei antiga, que corresponde à censura prévia, e só ganhou esta importância toda agora porque Caetano e Cia., sob a batuta esperta de Paulinha, resolveram entrar em campo para evitar que o Congresso Nacional vote outra lei para acabar com a dita cuja.
Até o Supremo Tribunal Federal marcou uma audiência pública para discutir o assunto em novembro.
A Câmara pretende votar a questão antes para não ficar mais uma vez a reboque.
Se for levada a ferro e fogo, a atual lei é tão arbitrária que nós não poderíamos mais escrever reportagens sem pedir autorização aos personagens citados e muito menos escrever perfis, que são pequenas biografias jornalísticas.
Acho que duas leis devem ser adotadas ao mesmo tempo: a que acaba com a censura prévia de publicações e, no mesmo momento, regulamentar o direito de resposta, para que os que se sentem ofendidos em qualquer plataforma (livro, tv, rádio, jornal, revista, etc) possam se defender com presteza sem cair no triangulo das bermudas do nosso judiciário.
Hoje, a sociedade não tem meios para se defender da imprensa.
Numa sociedade civilizada, cada um publica o que quer e é responsável por aquilo que publica. Simples assim. Aqui, querem ao mesmo tempo acabar com a liberdade e a responsabilidade..."

Posted by geneton at outubro 27, 2013 12:21 PM
   
   
Copyright 2004 © Geneton Moraes Neto
Design by Gilberto Prujansky | Powered by Movable Type 3.2