setembro 09, 2013

"JORNALISTA EXPERIENTE", EM GERAL, É AQUELE SUJEITO QUE VIRA DERRUBADOR DE MATÉRIA. SE É ASSIM, ESTOU FORA. QUERO DISTÂNCIA. COMIGO NÃO, VIOLÃO. XÔ, SATANÁS!

A Rio TV Câmara me transforma - por um dia - em entrevistado. Topo o convite, porque, depois de quarenta anos pastando em redações, devo ter aprendido duas ou três coisas que podem ser úteis às almas ingênuas que estão se iniciando na profissão.
Por que não passá-las adiante?
Mas faço logo uma ressalva: prefiro não em enquadrar no "universo mental" do jornalista. Porque "jornalista experiente", em geral, é aquele sujeito que um dia teve entusiasmo pela Grande Marcha dos Fatos mas, com o passar do tempo, termina se tornando um exímio derrubador de matérias. Ou seja: passa o tempo jogando no lixo notícias, histórias e personagens ou criando dificuldades imaginárias para o exercício da profissão.
Se este é o caminho, digo "não, obrigado". Estou fora. Deus me livre. Parto pra outra. Comigo não, violão. Quero distância. Xô, Satanás !
E tudo poderia ser simples assim: fazer jornalismo é passar adiante - da maneira mais fiel e mais atraente possível - o que foi visto e ouvido. Ponto. Só que, na prática, o céu não é tão azul.
Sobre a profissão: prefiro tentar manter a ( patética ) ingenuidade de quando tinha dezesseis anos de idade. É assim ou nada.
Voilà:
http://goo.gl/oWwfol

Posted by geneton at setembro 9, 2013 11:48 AM
   
   
Copyright 2004 © Geneton Moraes Neto
Design by Gilberto Prujansky | Powered by Movable Type 3.2