junho 18, 2013

HÁ QUANTAS E QUANTAS DÉCADAS ?

....E vai se tecendo uma teia de explicações sobre o dia em que o Brasil foi às ruas. Já é possível fazer um punhado de constatações.
Primeira: quase ninguém se sente representado por partidos políticos. Num momento em que o país faz um protesto histórico, não se fala no nome de um partido, político, um líder. São novos os tempos. Ainda bem!
( aliás: quem pensou que os protestos eram escaramuças de partido "a" ou "b" contra fulano ou beltrano teve de engolir suas palavras. Errou feio, feio, feio. O movimento não obedece a qualquer orquestração partidária! ).
Segunda: é óbvio que o motivo da queixa não é apenas o aumento da passagem.
Terceira: há um sentimento de cansaço generalizado contra os desmandos.
Há quantas e quantas décadas a gente diz que a saúde pública é "um absurdo" ?
Há quantas e quantas décadas se diz que o salário de professor é "uma vergonha" ?
Há quantas e quantas décadas se lamenta o desperdício de dinheiro público ?
Há quantas e quantas décadas se pede que o dinheiro pago em impostos volte ao cidadão em forma de serviços públicos de qualidade ?
Há quantas e quantas décadas se diz que dinheiro de empreiteira termina no bolso de governantes e políticos bandidos ?
Há quantas e quantas décadas a gente vê no jornal foto de gente que morre na frente de hospital por falta de atendimento ? ( o que é que acontecia ? A gente soltava um muxoxo indignado e passava para a página seguinte. Quem é capaz de repetir o nome de uma dessas vítimas da crueldade brasileira ? ).
Há quantas e quantas décadas se diz que o transporte público transforma gente em gado ? Há quantas e quantas décadas se diz que empresas de ônibus bandidas recebem concessões públicas sem que ofereçam um serviço aceitável ?
Há quantas e quantas décadas se diz que a violência é "intolerável" ?
De tão repetidas, as queixas perderam a força. De tão óbvias, viraram sonolentos lugares-comuns : "absurdo", "vergonha", "desperdício". Já não chamavam atenção. Provocavam bocejos. Um dia, as queixas teriam de ser gritadas para serem ouvidas. As ruas tinham de falar. Falaram. Terão de ser ouvidas.

Posted by geneton at junho 18, 2013 12:39 PM
   
   
Copyright 2004 © Geneton Moraes Neto
Design by Gilberto Prujansky | Powered by Movable Type 3.2