abril 26, 2013

LOUCURAS DA DITADURA : UM CENSOR METE A TESOURA NO TRECHO DE UM DISCURSO DO GENERAL ERNESTO GEISEL ( A HISTÓRIA COMPLETA QUEM CONTA É O MINISTRO CHEFE DA SECRETARIA DE PLANEJAMENTO, EM ENTREVISTA EXCLUSIVA AO DOSSIÊ GLOBONEWS, NESTE SÁBADO, ÀS 21:05 )

Uma cena dos bastidores do poder no regime militar: um ministro leva ao general Ernesto Geisel, no Palácio do Planalto, o trecho de um discurso. Pergunta se o general reconhece o texto. O general responde: "Isso é meu!". E era: as palavras tinham sido tiradas de um discurso do general-presidente.
Em seguida, ministro mostra ao general um trecho da Bíblia. Quer saber se o general sabe o que é. O general sabe. Vem, então, a surpresa: o ministro diz ao general que tanto o trecho do discurso quanto a citação da Bíblia tinham sido cortados por censores que destroçavam O Pasquim, o jornal que reunia gente do quilate de Paulo Francis, Millôr Fernandes, Ivan Lessa, Sérgio Augusto, Jaguar, Ziraldo & cia ltda.
Transformado em "vítima" da tesoura feroz da censura, Geisel diz ao ministro que iria mandar suspender a censura ao Pasquim.
O ministro que levou os dois textos ao general Geisel era Reis Velloso, chefe da Secretaria de Planejamento da Presidência da República.
Ocupou um gabinete no Palácio do Planalto tanto no governo Médici quanto no governo Geisel.
O ministro que comandou Planejamento durante dez anos faz uma confissão : disse que, até hoje, tem "dúvidas" sobre se o general Médici, afinal, sabia ou não da existência de tortura nos quarteis.
Diante do ministério reunido, ao responder a uma pergunta específica de um ministro sobre o assunto,o general-presidente disse que não havia tortura. Mas, como se sabe, havia, sim.
A entrevista do ex-ministro Reis Velloso ao DOSSIÊ GLOBONEWS que vai ao ar neste sábado, às 21:05, terá reprise no domingo, às 17:05.

Posted by geneton at abril 26, 2013 12:58 PM
   
   
Copyright 2004 © Geneton Moraes Neto
Design by Gilberto Prujansky | Powered by Movable Type 3.2