abril 07, 2013

SOCORRO ! O RIO PEDE UM SECRETÁRIO, UM PREFEITO, UM GOVERNADOR, SEJA LÁ QUEM FOR : ALGUÉM QUE SEJA CAPAZ DE INSTALAR UM "MARCO CIVILIZATÓRIO" NA CIDADE. OU SEJA: PUNIR IMPLACAVELMENTE EMPRESAS QUE ENTREGAM A DIREÇÃO DE ÔNIBUS A POTENCIAIS HOMICIDAS

Domingo, sete de abril de 2013, 18:40 :Avenida Bartolomeu Mitre, no lado oposto ao antigo quartel, todos os carros pararam no sinal vermelho - menos dois ônibus.
Os motoristas dos ônibus linha 439/número A27643 e linha 460/número 041060 avançaram criminosamente o sinal.
É a "trilésima" vez que faço um registro desse tipo.
Não vou me dar ao trabalho de tentar ligar para as empresas, como já fiz das outras vezes. Jamais obtive um retorno. Já registrei "queixa" na Fetranspor. Idem: espero uma resposta até hoje.
Como sempre: se algum passageiro desavisado tivesse atravessado na faixa teria sido atropelado pelos dois homicidas em potencial que guiavam ônibus pela Bartolomeu Mitre. Um dos ônibus era de uma empresa chamada Real. O outro não consegui anotar.
É simples assim: se um dia um secretário, um prefeito, um governador quiserem instalar um "marco civilizatório" no trânsito do Rio e, portanto, entrar para a história da cidade, teriam apenas de tomar uma providência relativamente simples: bastaria contratar guardas ( ou equipamentos eletrônicos ) em número suficiente para vigiar todos os sinais de trânsito. Certamente, sairia caro. É óbvio que sairia uma "fortuna" .
Mas...e os bilhões de reais gastos ao longo dos anos com tanta coisa inútil, como propaganda oficial, obras mal acabadas ou desnecessárias, roubalheiras de todos os tipos e tamanhos etc.etc.etc. ? E as vidas que seriam poupadas ? Com toda certeza, valem mais, muitíssimo mais.
O segundo passo: multar implacavelmente os ônibus dirigidos por candidatos a homicidas. A empresa que atingisse um número "x" de infrações teria a concessão suspensa.
Quando é que vai aparecer um vereador capaz de fazer uma proposta assim?
Porque empresas que se provam incapazes de exigir que seus motoristas obedeçam a um mero sinal vermelho são, na melhor das hipóteses, incompetentes e, portanto, totalmente incapacitadas para oferecer um serviço público.
Já estou falando como se fosse um vereador de beira de estrada, mas a verdade é esta: são incompetentes.
Não podem continuar arriscando a vida da população. Precisam ser punidas com a única linguagem que entendem: a do dinheiro. Se forem multadas implacavelmente - ou simplesmente fechadas - talvez aprendam.
"Capitalismo selvagem" é assim: o dinheiro fala mais alto do que qualquer outra força.
Por ora, a instalação de um "marco civilizatório" no trânsito é um sonho.
Não há o menor indício de que algo assim acontecerá.
As empresas de ônibus continuarão a entregar a direção a candidatos a assassinos, continuarão a financiar campanhas eleitorais, continuarão a publicar anúncios dizendo que estão preocupadas com a "qualidade", continuarão a navegar de braçada num mar de impunidade.
O mal do Brasil é a leniência com os abusos.
Enquanto UM motorista de ônibus for capaz de jogar conscientemente toneladas de ferro sobre pedestres indefesos ( é o que faz quem avança um sinal vermelho !), as empresas merecem ser chamadas de inidôneas, incompetentes, assassinas e tratadas como tal.
Não é exagero. Cenas como a que vi hoje ( e tantas outras vezes ) são simplesmente inimagináveis em outros lugares. Já vivi fora do Brasil. NUNCA vi um ônibus avançar um sinal.
Aqui, avançam,avançam,avançam. O pedestre, este coitado, este idiota, este traste ( é assim que as empresas de ônibus os veem ) que tome todo cuidado na hora de atravessar a faixa.
Porque podem ser mortos por um ônibus. Vão virar notícia por um dia. E os donos das empresas de ônibus continuarão a encher os cofres. Sempre foi assim.
Aqui, cabe a aplicação do princípio da responsabilidade coletiva. Bandido não é apenas o motorista que avança sinal. Bandido é, também, quem os contrata. Ponto.
Pobre cidade, pobre cidade, pobre cidade.

Posted by geneton at abril 7, 2013 01:02 PM
   
   
Copyright 2004 © Geneton Moraes Neto
Design by Gilberto Prujansky | Powered by Movable Type 3.2