maio 24, 2004

ERIC HOBSBAWN


UM DOS MAIORES HISTORIADORES DO PLANETA
AVISA : HÁ QUATRO REVOLUÇÕES EM ANDAMENTO


LONDRES - Os desatentos devem abrir os olhos.Urgente.Porque pelo menos quatro revoluções silenciosas estão em curso.Sem estrondos,abalos ou explosões espetaculares, este quarteto de revoluções -na comunicação,na informação,nos transportes e na biologia - afetará a vida de cada um dos habitantes do planeta. As antenas de um dos maiores historiadores de nossa época,o inglês Eric Hobsbawm,captam,atentas,o espetáculo do nascimento e propagação de mudancas tão fascinantes quanto silenciosas.Como se fosse um astrônomo vasculhando as causas do surgimento de novas galáxias,Hobsbawm vai decifrando a gênese destas revoluções.
Já virou lugar-comum dizer que,se existisse Premio Nobel de Historia,o cheque milionario da Academia Sueca iria irrigar a conta bancária de Hobsbawm, um historiador que virou uma espécie de guru de historiadores.

1

''Igualdade,fraternidade e liberdade''.Isso existe onde hoje ?
Hobsbawn(depois de uma pausa para pensar ) : ''Isto não chega a existir muito - lamento dizer....Mas estas palavras indicam exatamente por que a Revolução Francesa ainda é importante. De certa forma,estas palavras resumem as aspirações de muita gente comum no mundo todo.O fato de tais aspirações terem sido formuladas numa frase que se tornou clássica demonstra que a Revolução Francesa ainda é importante,como parte da política''.

2
Dois séculos depois da Revolução Francesa,a idéia de nacionalismo será' condenada à morte,neste planeta interconectado ?

Hobsbawm : ''A idéia de nacionalismo vem passando por mudancças.Mas não morreu.Já não terá a importância central que tinha no seculo dezenove,quando inclusive o desenvolvimento econômico era largamente baseado na fundação de estados nacionais suficientemente grandes.Isto não se referia necessariamente a estados étnicos ou linguisticos,no sentido em que o nacionalismo é identificado hoje''.

3
Em países como o Brasil,há um debate sobre os conceitos de globalização de economia e soberania nacional. Há uma contradição fundamental entre estes dois conceitos ? A globalização afeta a soberania ?

Hobsbawm - ''Acredito que haja uma contradição,sim.Mas é um grande equivoco acreditar que o estado nacional vem perdendo importancia.O Estado nacional se mantém importante,particulamente nas questões sociais; também - até certo ponto- em questões econômicas e -muito- em questões culturais.Em questões economicas,o estado nacional se mistura com o que é,hoje,uma economia essencialmente transnacional''.
4

Há uma crenca de que estamos vivendo ,hoje,a Revolução dos Computadores - que seria mais importante do que a Revolução Industrial,porque irá afetar a vida de cada um em todos os lugares do planeta. O senhor concorda com os que dizem que a Revolução dos Computadores é tao importante quando a Industrial ?

Hobsbawm : ''Parece claro que o processo de industrialização - que comecou na Inglaterra - se tornou crescentemente global.E afetou todo mundo.Também parece claro que não houve uma única Revolução Industrial.Porque a Revolução Industrial na verdade continuou.Por exemplo : ali da segunda metade para o fim do seculo dezenove,a Revolução Industrial atingiu uma nova fase,com a importância obtida por novas fontes de energia,como a eletricidade e o petróleo. As mudancas tecnológicas que afetam o processo industrial hoje - e tem sido assim nos últimos vinte anos - são,quase certamente,mais dramáticas ainda.E produzem efeitos universais.Porque afetam toda a natureza do trabalho''.

5
É apropriado chamar de Revolução esta mudanca provocada pelos computadores ?

Hobsbawm : ''Há aspectos revolucionários,sim,no processo de produção das últimas duas décadas.Porque existe uma revolução em andamento na informação e também na comunicação.Nem estou falando apenas dos computadores.O ritmo com que os transportes têm se tornado mais rápidos é tambem enormemente importante.Mas é óbvio que a Revolução dos Computadores é -de longe - a mais dramática,como forma de comunicação.É preciso notar também a enorme mudança sofrida pela produção biológica,em técnicas que já afetam a produção agrícola.Isto pode,no tempo devido,afetar igualmente a produção industrial. Eu diria que a maior consequência destes dois fatos é produzir uma grande mudança na distribuição internacional de atividades econômicas''.
6
O senhor diz em um de seus livros que ''a economia do seculo 19 foi formada principalmente sob a influência da Revolução Industrial britânica; enquanto que a política e a ideologia foram formadas pelos franceses''. Se for possível comparar,o que é mais importante : o impacto econômico da Revolução Industrial inglesa ou o impacto politico da Revolução Francesa ?
Hobsbawm : ''Não penso que faça sentido comparar o impacto destas duas revoluções em cada um dos países que passavam por um processo de modernização no século dezenove.Todas duas exerceram influência. De qualquer maneira,talvez tenha sido mais fácil a penetração das idéias da Revolução Francesa na política de países como o Brasil ou outros da América Latina - que ainda não tinham sido industrializados.Sob este aspecto,então,a Revolução Francesa exerceu na América Latina daquela época uma influência maior.Mas,em países que estavam se industrializando,parece-me que ambas,a Revolução Industrial e a Revolução Francesa,foram importantes''.

7

Quando o relogio bater a noite do dia 31 de dezembro de 1999,o senhor - que estudou tanto este Século em livros como '' Era dos Extremos'' - terá boas razões para ficar alegre ou boas razões para ficar triste ?
Hobsbawm : ''A História se move com tanta rapidez que é difícil dizer em que passo as coisas se moverão daqui a dez anos.Mais do que ficar alegre ou triste,eu teria razões para ficar preocupado.Porque o que há é um sentimento de incerteza sobre o que irá acontecer no futuro.Basta ver o que aconteceu no século vinte : tanto as coisas boas quanto as ruins foram extraordinárias ! Não acredito,em todo caso,que os problemas que enfrentamos tenham sido resolvidos.Eu diria que atá que não parece que serão resolvidos no futuro próximo''..

8
Quem é a mais importante figura política do século vinte ? Jornais ingleses estão falando do ex-líder sovietico Mikail Gorbatchev....

Hobsbawn : ''Tantas coisas aconteceram neste seculo que nao é facil dizer quem é a mais importante figura.Mas é certo que Mikail Gorbatchev cumpriu um tremendo papel nas mudancas que o mundo sofreu nos últimos vinte anos.Sem Gorbatchev,o mundo seria um lugar diferente hoje''.


9
Já que falamos em informática : o senhor trabalha com computador em casa para fazer seus livros ?
Hobsbawn(rindo) : ''Faco meus textos num pequeno laptop.Então,lamento dizer que não estou na vanguarda da tecnologia dos computadores....''.

(1997)

Posted by geneton at maio 24, 2004 09:11 PM
   
   
Copyright 2004 © Geneton Moraes Neto
Design by Gilberto Prujansky | Powered by Movable Type 3.2