outubro 11, 2006

NANOAUDIÊNCIAS: UM FENÔMENO SEM VOLTA ( E MAIS: UMA CONFISSÃO DE "FRACASSO" E OUTRA DE "SUCESSO", PARA NÃO DAR CHANCE AOS URUBUS....)

1. Há um novo conceito no ar: o das "nanoaudiências". Que bicho será este? A presença avassaladora da internet abalou o modelo que reinava, impávido, até outro dia: o dos meios de comunicação que atingiam audiências enormes. Hoje, já não é novidade, qualquer dono de blog ou de site virou "emissor" de informação.



Resultado: a audiência, antes compacta, agora se reparte em milhares, milhões de estilhaços. As megaaudiências se tornaram nanoaudiências. Nunca foi tão fácil veicular uma informação, não importa qual seja. É claro que a "grande imprensa" não vai deixar de existir. Mas nunca, jamais, em tempo algum, foi tão fácil subir em um banco, pegar um megafone virtual e gritar para quem quiser ouvir. É o que fazem os milhões de sites que clamam por um segundo de atenção dos navegadores do Planeta Internet.

Por excesso de pudor, números de audiência - ou de leitores - nem sempre são divulgados. A "etiqueta" diz que os números devem ser guardados no fundo da gaveta, longe de olhares bisbilhoteiros.

Mas quero recorrer a estes números "secretos" para constatar que a nanoaudiência de um site vagabundo como este não é nada desprezível. Por que "vagabundo" ? Não é falsa modéstia. Vossas excelências, os navegadores, poderão encontrar aqui entrevistas com grandes figuras, como Nélson Rodrigues ou Paulo Francis. Mas este site é totalmente "alternativo" : não é ligado a qualquer portal. Navega no mar da internet ao sabor do acaso. Eu me arriscaria a dizer que boa parte dos visitantes ancora aqui por puro acaso. Thank you, kids.

De qualquer maneira, fico tentado a fazer uma comparação entre dois produtos absolutamente diferentes - um livro e um site -, apenas para medir o poder de alcance de um e de outro . A tiragem normal de um livro no Brasil é de três mil exemplares. ( A propósito: quero fazer uma confissão de "fracasso" - e uma constatação de "sucesso". O livro que publiquei com a íntegra das entrevistas feitas para o Fantástico com quatro ex-presidentes brasileiros, o DOSSIÊ BRASÍLIA , vendeu cerca de trinta mil exemplares. Bateu em primeiro lugar nas listas dos mais vendidos. "Sucesso"! Já o DOSSIÊ MOSCOU, uma reportagem sobre a primeira eleição para presidente realizada na Rússia depois do fim da União Soviética, com depoimentos que lançam luzes sobre o fim da última grande utopia, a socialista, não atingiu a décima parte da venda de DOSSIÊ BRASÍLIA . "Fracasso" ! Em verdade,vos digo: creio que o DOSSIÊ MOSCOU foi a melhor reportagem que fiz - especialmente, a cobertura do que aconteceu com Mikail Gorbachev no dia histórico)

Que comparação - aleatória, eu sei - pode ser feita entre a tiragem dos livros e o acesso ao site?

Primeira: o número de visitantes mensais de um site como este, que passa até três meses sem ser atualizado, já é, por baixo, cinco ou seis vezes maior do que a tiragem média de um livro ( os famosos três mil exemplares):

Aos números, pois:

JUNHO: 17.160 visitantes
JULHO: 15.105
AGOSTO: 18.054
SETEMBRO: 17.791


"Sucesso" ou "fracasso"? Nem um nem outro. Quem quiser que acredite: o único e exclusivo objetivo deste site é deixar disponíveis, para eventuais visitantes, entrevistas e reportagens que estavam dispersas. De qualquer maneira, cito estes números para mostrar que as "nanoaudiências" do Planeta Internet não são tão desprezíveis assim.

Aos navegadores: obrigado pela visita. Aos trancos e barrancos, o site é mantido para vocês. Em breve, novidades. Divirtam-se. É melhor uma nanoaudiência na mão que dez megaaudiências voando.






Posted by geneton at outubro 11, 2006 05:31 PM
   
   
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