dezembro 09, 2008

HERBERT DE SOUZA (BETINHO)

UM BRASILEIRO DESEMBARCA EM CUBA COM DÓLARES ESCONDIDOS EMBAIXO DA ROUPA.
MISSÃO: DEVOLVER AO GOVERNO DE FIDEL CASTRO DINHEIRO QUE NÃO SERIA USADO NA
GUERRILHA NO BRASIL. NOME DO BRASILEIRO: HERBERT DE SOUZA, O BETINHO


O movimento que o ex-governador Leonel Brizola tentou organizar no exílio para combater os militares que tinham tomado o poder no Brasil em 1964 teve pelo menos um financiador - o governo de Fidel Castro - e um pombo-correio,encarregado de fazer as negociações sobre a ajuda financeira em viagens clandestinas para Cuba : o militante Herbert de Souza,o Betinho,famoso anos depois como lider da Campanha Contra a Fome. O célebre ‘’Ouro de Moscou’’ na verdade era dólar de Cuba - pelo menos no caso do núcleo uruguaio.

Betinho foi o primeiro dos exilados brasileiros a ir do Uruguai para Cuba em missão clandestina em busca do apoio do governo de Fidel Castro ao movimento que Brizola pretendia liderar contra o regime militar brasileiro.

Meses depois,já afastado do núcleo brizolista,Betinho terminou se envolvendo de novo com os dólares de Cuba. A Ação Popular(AP) - grupo a que Betinho pertencia - tinha desistido da guerrilha. Resultado : Betinho voltou a Cuba com dólares camuflados pelo corpo, amarrados em cintas por baixo da roupa, porque queria devolver aos cubanos a parte que coube à AP no pacote de ajuda oferecida pela multinacional guerrilheira na epoca em operacao em Havana.

Três décadas depois,o muro que encobre a história da ajuda externa aos movimentos de combate ao governo militar no Brasil começa a ruir. Pela primeira vez,Betinho fala em cifras. Deixa no ar um tema para debate : neste depoimento exclusivo,diz que não vê problema ético algum em ter botado a mão nos dólares de Cuba, porque movimentos politicos de todas as tendências ideológicas recebem ajuda externa.

GMN - Como foi feita a viagem a Cuba para articular o apoio cubano à resistência ?

Betinho : ‘’Fui pedir o apoio cubano ao grupo liderado por Brizola,no Uruguai .Tive contato,em Cuba,com o comandante Piñero,o homem-forte desse esquema cubano de contatos com movimentos no exterior. Fui a Cuba para tratar do treinamento de brasileiros - e também do apoio financeiro de Cuba ao movimento. Fiz o primeiro contato.Brizola mandou emissários para dois lugares : para a China e para Cuba.

GMN-Por que você foi escolhido ?

Betinho : ‘’Tínhamos,no Uruguai, um ‘’Comando da Revolução’’, grupo que coordenava, junto com Brizola, as medidas da luta contra a ditadura no Brasil. Eu era um dos que integravam o grupo.Alguém de dentro do grupo tinha de ir a Cuba.Eu fui’’.

GMN - Há documentos secretos americanos que falam na ação conjunta de governos militares sul-americanos na perseguição a exilados no exterior. Você sentia que corria algum risco físico ?

Betinho : ‘’Algum risco a gente corria, porque nosso esquema era precário. Havia uma mala de fundo falso,usada para trazer dinheiro de Cuba. Depois, descobriu-se que essa mala era de um modelo só. Bastava alguém chegar ao Aeroporto para saber : lá vem a mala de Cuba..Era um esquema primário, tanto por parte de Cuba quanto de nossa parte. Fiquei envolvido nesse processo no Uruguai por onze meses’’.

GMN - Um relatório da CIA, divulgado há’ anos, diz que o grupo liderado por Brizola recebia ajuda de Cuba através de portadores que traziam ‘’dólares americanos’’. A CIA estaria se referindo a você ?

Betinho : ‘’Eu não trouxe o dinheiro. Só fiz o contato. Outros foram a Cuba e trouxeram. Não me lembro quem. Ou então Cuba entregava o dinheiro’’.

GMN- O próprio Brizola reconheceu, numa entrevista à TV em Porto Alegre, logo depois da volta do exílio,que houve uma ajuda de Cuba,’’modesta e pequena’’. Há versões desencontradas. Quanto era ?

Betinho : ‘’Eu nunca soube dessas quantias. Mas,pelo que conheco da época,milhão não era algo que estivesse ao alcance de Cuba. Porque Cuba tinha problemas de dinheiro,principalmente em dólar. Cuba tinha era a máxima boa vontade em ajudar. Brizola controlava esse dinheiro com minúcias de centavos. Porque era a subsistência do grupo. Tinha gente que estava no Uruguai por conta da chamada ‘’revolução’’ que iríamos fazer. Não tinham emprego. Brizola pagava alojamento e comida para uma turma’’.

GMN -Mas voce não tratou de quantias com o comandante cubano para o grupo de Brizola ?

Betinho : ‘’A remessa do dinheiro já não foi feita comigo. Outros é que entraram no circuito.Se eu falar em valor, é um chute. Não tenho elementos. Mas eu chegaria quase a garantir que um milhão de dólares estava fora do alcance de Cuba. Nao é que Cuba não tivesse o desejo de dar este apoio. Não tinha era dólar’’.

GMN - O que entrou,então,foi dólar de Cuba para os exilados no Uruguai...

Betinho - ‘’E muita economia, muita contribuição de bens do próprio Brizola. Porque ele tinha algum recurso. Nao era uma pessoa pobre. Eu diria que foi pouco dinheiro que correu ai’. Tão pouco que não deu margem a corrupção. Eram dezoito pessoas que iam fazer a guerrilha.O dinheiro era basicamente para passagens’’.

GMN- Quem trouxe,então, o dinheiro depois do primeiro contato que você teve em Cuba ?

Betinho - ‘’Emissários. Vinha tudo em mãos.Não se tinha acesso a banco nem conta na Suíça. Eram notas de vinte a cem dólares. Juntava-se tudo, punha-se numa mala de fundo falso. Mas nunca peguei numa mala dessas’’.
Que tipo de mensagem você levou para Fidel Castro ?

Betinho - ‘’Viajei do Uruguai para Cuba com uma carta de Brizola para Fidel Castro. Era uma carta simples : dizia que eu estava indo como emissário; pedia apoio. A carta era de uma página. Dizia : ‘’Prezado...’’.
A palavra seguinte era recortada. Adiante,dizia : ‘’Nós estamos enviando o emisssário....’’. E vinha outro recorte. Todos os nomes e referências eram recortados e deixados em outro envelope.

O problema é que os dois envelopes iam com a mesma pessoa ! Quem por acaso interceptasse o emissário só teria o trabalho de encaixar as palavras recortadas no espaco correspondente.Ficaríamos desmoralizados pelo primarismo do nosso sistema de comunicação.Um código deve sempre ter algo a ser decifrado.O nosso não tinha : era só colar as palavras!".

GMN: Quantas missões você cumpriu ?

Betinho : ‘’Voltei a Cuba não como emissário de Brizola,mas em nome da Ação Popular,para devolver dinheiro. Talvez eu tenha sido o único,na história humana....

A razão por que devolvi dinheiro a Cuba foi ideológica : nós, na AP, tínhamos feito a conversão ao maoísmo. Acontece que o maoísmo tinha uma diferença ideológica com a guerrilha. Como já não íamos usar o dinheiro de Cuba para fazer o treinamento de nossos militantes, a direção resolveu,então, que os dólares deveriam ser devolvidos.

Defendi esta posição : disse que tínhamos recebido o dinheiro para treinar. Se nao íamos treinar, então seria desonesto gastar o dinheiro de Cuba com outra coisa. Voltei, então, a Cuba levando o dinheiro em cintos embaixo da roupa. Eram,se não me engano,vinte mil dólares.

Os cubanos ficaram totalmente surpresos com a devolução! Tive um encontro com um auxiliar direto do comandante. Os cubanos ficaram me olhando, sem ter muitas palavras. Além de eu dizer que estava devolvendo o dinheiro - algo que jamais aconteceu lá - eu ainda dava as razões : ‘’Somos maoístas’’.

GMN - Houve casos de outros grupos que tenham devolvido dinheiro ?

Betinho : ‘’Tenho notícias de gente que fez o contrário : recebeu dinheiro da China mas armou uma empresa de táxi no Uruguai. A gente soube que aconteceu. Não ouvi falar de nenhum outro caso de devolução de dinheiro’’.
GMN - Como é que você chegava a Cuba ?

Betinho : ‘’Se a gente estava no Brasil, passava pelo Uruguai e ia para a Argentina. De lá, pegava um vôo - que passava por cima do Rio - rumo a Paris. Em seguida,Praga. Depois,Irlanda.P or fim,um pouso no Canadá,onde se pegava o vôo direto para Havana. Eram vinte e seis horas de viagem! ".

GMN - Você faria tudo de novo ?

Betinho : ‘’Faria por uma razão : naquele momento,havia duas atitudes possíveis. Uma atitude era dizer que o golpe era uma fatalidade que tinha vindo para ficar,não havia nada o que fazer, ’’vamos cuidar de nossas vidas’’. Houve gente progressista que tomou este caminho.

A outra atitude era dizer : temos de lutar! Era tudo uma decisao voluntarista de reagir,uma postura ética e democrática, querer acabar com a ditadura e fazer alguma coisa. Mas que experiência nós tínhamos ? Nenhuma! Nossa experiência era de política institucional. Trabalhamos com o Congresso,com mídia,com partidos politicos. Havia uma juventude que queria lutar.Era meio no grito’’.

GMN - Seu nome é sempre associado à etica. Como é que voce julga a conduta ética, no caso da devolução do dinheiro ?

Betinho :’’A discussao que tivemos na AP na verdade tinha um fundo ético. Tínhamos mil razões para ficar com esse dinheiro. Nés estávamos precisando. O dinheiro foi dado para a Revolução ! Companheiros chegaram a defender essa tese. Diziam : a gente fica com o dinheiro, avisa a Cuba que vamos empregá-lo para a Revolução. E vamos,sim ! Respondi: ‘’Mas este dinheiro foi dado para determinada coisa - que não fizemos’’. Além de tudo,estamos agora numa posicao política diferente dos cubanos. Não é justo nem ético ficar com esse dinheiro’’. O que pesou na decisao não foi a racionalidade política, mas a racionalidade ética.Como eu era da direção da AP,disse : ‘’Não tenho condições de ficar na coordenação se a gente pratica uma coisa dessas. Não aceito’’.

GMN : Qual é a importância que você dá,hoje,ao apoio cubano à resistência clandestina contra a ditadura militar no Brasil ?

Betinho : ‘’Cuba estava exportando para os outros movimentos a realidade cubana, assim como a China exportava a realidade chinesa. Não sabiam o que era o Brasil.

Cuba nos vendeu - e nós compramos ! - uma estratégia de guerrilha. Ora,guerrilha sem ampla mobilização popular é impossível ! Imaginamos uma consciência nacional anti-golpe e anti-militar. Em cima dessa consciência supostamente existente na sociedade brasileira, a gente daria uns tiros...Mas a maioria dos grupos que pregavam a luta armada nem arma tinha! Era tudo expressão de um desejo - que custou caro. Porque houve prisões,tortura,desespero,crise pessoal e familiar no meio de tudo’’.

GMN : Você vê hoje alguma ingenuidade na tentativa de organizar no Uruguai uma resistência ao regime militar brasileiro ou aquela era a única saída para o grupo,na época ?

Betinho : ‘’Sou tentado a escolher a segunda opção.

Em 1964, o golpe na verdade foi dado com ampla cobertura da mídia e da opinião pública. O confronto teria de ser feito a partir de uma iniciativa enérgica do próprio governo Jango, algo à la 1961, quando Brizola arrancou uma reação de coragem (N: Betinho se refere ao movimento liderado por Brizola depois da renúncia de Jânio Quadros para garantir a posse do vice constitucionalmente eleito, João Goulart).

Se Jango tivesse autorizado ações militares que foram propostas a ele em 1964, o golpe não prosperaria. Porque os golpistas eram tímidos.Eram quase que institucionais. Não tinham a experiência de 1930, quando houve arma,tiro e morte. Nem no Chile,onde o golpe foi avassalador. Aqui, eles iam fazer uma marcha. Tanto é que o golpe acabou tendo uma versão parlamentar’’.

GMN : Se alguem disser a você hoje que era errado receber dinheiro de Cuba para fazer guerrilha no Brasil ,que resposta voce dá ?

Betinho : ‘’Digo : errado era fazer guerrilha. Uma revolução era essencialmente uma ação nacional. É preciso ter bases e recursos nacionais. De qualquer maneira,a história da revolução mundial é uma história de apoios internacionais,tanto do lado da esquerda quanto do lado da direita - e da social-democracia também !

Uns vivem ajudando os outros.Quero dizer que nao tenho problema nenhum a esse respeito.O principal problema é político : um movimento que não conseguia levantar apoios nacionais - e passava a depender fundamentalmente de apoio externo - começava mal’’.

(1996)

Posted by geneton at dezembro 9, 2008 12:25 AM
   
   
Copyright 2004 © Geneton Moraes Neto
Design by Gilberto Prujansky | Powered by Movable Type 3.2