julho 01, 2015

CHEGA DE DISCUSSÕES RASTEIRAS! ACORDA, DARCY RIBEIRO! VEM INJETAR, NO PENSAMENTO BUROCRÁTICO, UMA DOSE MACIÇA DE DELÍRIOS BRASILEIROS!

Um bom sinal: tenho notado um acréscimo no número de conhecidos que se declaram com disposição zero para enfrentar discussões políticas rasteiras.
Porque, hoje, a bem da verdade, a situação é a seguinte: quem disser que considera Fernando Henrique Cardoso um bom presidente é chamado de "direitista", "golpista", "reacionário" e outras pérolas da inteligência político-partidária. Quem disser que considera Lula um bom presidente é chamado de "bandido", "mafioso", "conivente" e outras pérolas da inteligência político-partidária.
O locutor-que-vos-fala também prefere não entrar na guerra de argumentos rasteiríssimos. É um terreno pantanoso. Há manipulação de sobra, cegueira de sobra, estupidez de sobra, relativismo moral de sobra. Há argumentos que só valem para "um lado". Estou fora.


Se alguém disser que quem apontou a roubalheira bilionária na Petrobrás não foi a imprensa ou algum partido, mas funcionários graduados da empresa, é logo chamado de golpista - no mínimo. Se alguém disser que a inclusão social é,sim, uma obrigação histórica do Brasil com os brasileiros despossuídos, é logo chamado de saqueador.
Deste momento em diante, por falta de paciência para esgrimir argumentos estupidamente rasteiros, o locutor-que-vos-fala resolve impor a si mesmo um silêncio obsequioso.
Mas, em algum lugar, lá no fundo de minhas ilusões brasileiras, continuo à espera de um governo - seja, PT, seja PSDB, seja o que for - que promova, por exemplo, uma revolução na educação: que ofereça às crianças brasileiras, como prioridade número um, uma escola de qualidade em tempo integral. É tão difícil assim?
Acorda, Darcy Ribeiro! Vem multiplicar Cieps por todo o território brasileiro, todos os sertões, todos os agrestes, todas as periferias, todos os subúrbios, todas as metrópoles! É tarefa urgente, para ontem!
Por que não fazem, já? Por que as ações são tão tímidas, tão burocráticas? A discussão útil é esta - não é a troca de insultos entre fernandohenriquistas x lulistas e outras variações.
Tenho certeza de que, na liturgia do exercício do poder, haverá sempre lugar para uma certa dose de loucura e de "irresponsabilidade" criadora - como lembrava o próprio Darcy Ribeiro. Queria ver um ministro que ocupasse a tevê às oito da noite, em rede nacional, para anunciar que, a partir de amanhã de manhã, os bilhões de reais usados, por exemplo, em publicidade oficial iriam ser imediatamente "desviados" para a construção de mil, cinco mil, dez mil, vinte mil escolas em tempo integral: as crianças teriam aula e comida.
Pablo Neruda uma vez escreveu: "Os próximos anos serão azuis".
O Brasil poderia emendar o verso: só haverá uma possibilidade de azul, no futuro, se o país se livrar de discussões políticas estúpidas, cegas e rasteiras para apostar na grandeza. Há mil maneiras de fazer esta aposta. Uma das mais óbvias é dizer: acorda, Darcy Ribeiro! Vem injetar, no pensamento burocrático, uma dose maciça de delírios brasileiros!

Posted by geneton at julho 1, 2015 12:21 PM
   
   
Copyright 2004 © Geneton Moraes Neto
Design by Gilberto Prujansky | Powered by Movable Type 3.2