novembro 28, 2014

O CURTA "A FLOR DO LÁCIO É VADIA" ENTRA EM CARTAZ NA TELA DA INTERNET (OU: "O BRASIL JÁ FOI PORTUGUÊS, JÁ FOI HOLANDÊS, JÁ FALA INGLÊS: NÃO É DE VOCÊS!".1978 MANDA LEMBRANÇAS, EM SEIS MINUTOS! )

http://goo.gl/OnuoO5
O texto do filme, premiado no Festival de Cinema do Recife de 1978:
"O Brasil um dia foi um sonho de Maurício de Nassau – só que não deu certo. Numa manhã de sol, embriagado pelo cheiro dos canaviais, o príncipe da Companhia das Índias Ocidentais foi à janela do palácio e declamou para o povo:
“Eu vos prometo que esta república, criada pela fusão do gênio holandês com o temperamento brasileiro, será o paraíso abaixo do equador. Não haverá fome nem pobreza. Todos poderão entrar e sair deste território. O homem aqui será livre! Glória a ti, ó boi voador, símbolo do milagre que vamos gerar neste país”.

Glória a ti, ó boi voador. O Brasil, três séculos depois, iria andar a cavalo. Não há poesia na miséria, não há paraíso abaixo do equador, nem alegria geral nem seja o que for.
Tristes trópicos. Almas líricas, paisagens coloridas, crepúsculos barrocos e barrigas vazias. Tristes trópicos de barrigas vazias!
O milagre brasileiro! Ruínas, ruínas....A cordialidade nacional! Ruínas, ruínas...O Brasil pandeiro! Ruínas, ruínas...A morenice tropical! Ruínas, ruínas...A história viva! Ruínas, ruínas...E a fome relativa, lenta e gradual. Relativa, lenta e gradual! Ruínas, ruínas, ruínas....
Pensar: o cinema comporta discursos. Citar: a câmera é um objeto que mente. Lembrar: Calabar já foi brasileiro, Zumbi já foi brasileiro. O Brasil já foi português, já foi holandês, já fala inglês – não é de vocês. Dizer: o Brasil é um país que sente saudade do futuro. Não é brincadeira: é no duro.
Dormem agora, nesse instante, índios saqueados, operários famintos, favelados, banidos, deserdados.
Atenção para o refrão: o Brasil da Rede Globo não confere com o original! E o Super-8 é fogo: a cura do ócio dos filhos da nova classe média – mas nem sempre. Tente de novo. Fique de olho na tela. A esperança é a última que nasce – na certa.
Onde anda o Super-8 no coração do Brasil? Onde anda o Palhaço Degolado nos canaviais da pernambucália?
Tristes trópicos de batuques, preguiça, lirismo e barrigas vazias. O cinema comporta discursos, desde que o país se chame Brasil.
Dançar sobre as ruínas, dançar sobre as ruínas, dançar sobre as ruínas!"

Posted by geneton at novembro 28, 2014 01:39 PM
   
   
Copyright 2004 © Geneton Moraes Neto
Design by Gilberto Prujansky | Powered by Movable Type 3.2