julho 14, 2013

A 'FUGA IMPOSSÍVEL" DO GÊNIO NÉLSON RODRIGUES : "VIVER E MORRER NUMA ILHA SELVAGEM, SÓ HABITADA PELOS VENTOS E PELO GRITO DAS GAIVOTAS"

Fiz um cálculo aproximado: vão se passar 90 anos, 8 meses e 25 dias até que apareça, em algum ponto do Atlântico Sul, alguém que escreva como Nélson Rodrigues.
Como diria o próprio Nélson Rodrigues, naquele tom operístico, "todo brasileiro, vivo ou morto", deveria lê-lo.
Frases pescadas aleatoriamente em "Memórias / a Menina Sem Estrela", coletânea lançada nem faz tanto tempo :
1. "Eu sabia, mais do que nunca, que, um dia, verei todos os mortos da família, inclusive a avó que pintava, na louça, escravas de sandália. Mas onde, onde os verei ? Talvez eu os encontre nas absurdas profundidades marinhas, onde as águas têm frio e sonham".


2. "Eis o que senti, na minha visita ao Mosteiro de São Bento: o desejo de ser um punhado de ossos. Por cima, na pedra do túmulo, gravados um nome, uma data e uma cruz. Queria ser uma fina, diáfana, meiga ossada de monge".
3. "Pensei numa fuga impossível: viver e morrer numa ilha selvagem, só habitada pelos ventos e pelo grito das gaivotas".
4. "Nasci a 23 de agosto de 1912 no Recife, Pernambuco. Vejam vocês: eu nascia na rua Dr. João Ramos (Capunga) e, ao mesmo tempo, Mata-Hari ateava paixões e suicídios nas esquinas e botecos de Paris"
5. "Eis o que me importa dizer: o amigo é a desesperada utopia que todos nós perseguimos até a última golfada de vida".
6. "Comecei a sonhar, imediatamente. Ouvia gritos, mulheres alucinadas se esganiçavam nas sacadas; buzinas acordavam os galos e o medo escorria das paredes".
7. "Penso no chofer varado de balas. O sujeito que leva seis tiros não tem tempo para o grito. E o chofer há de ter sentido apenas o espanto, sem entender aquela constelação de estampidos".
8. "Toda infância é varrida de tias. Umas mais velhas, outras mais moças. Eu chegava em casa e caía sobre mim aquela saraivada de tias( ...) Coincidiu que chovesse: e elas pareciam pingar das goteiras. Tias inéditas, jamais suspeitadas".
9. "Agora me lembro: toda a cidade tremia de clarões"
10. "Ah, Getúlio estourou o coração, mas preservou sabiamente a cara para a História e para a Lenda. Pelo vidro do caixão, o povo espiou o rosto, o perfil, intactos. Kennedy, não. A bala arrancou-lhe o queixo forte, crispado, vital".
11. "O que chamamos de reputação é a soma de palavrões que inspiramos através dos tempos".
12. "O pulha costuma ter uma fluorescente aura de simpatia".
13. "O goleiro caminhava, de fronte alta, o olho incandescente, como um profeta".
14. "Certo personagem dizia o seguinte : "Amor entre marido e mulher é uma grossa bandalheira". A coisa dita assim, em tom de ópera, sem uma motivação lógica, causou o maior efeito na Câmara dos Deputados (...) Congressistas abriam os braços para o lustre, num mudo escândalo desolado".
15. "Descrevi a viagem do colega e amigo à Noruega. Farto de tanto desenvolvimento, começou a ter saudades até da nossa mortalidade infantil (....) Descobrira que o desenvolvimento é burro. Ao passo que o subdesenvolvimento pode tentar um livre, desesperado, exclusivo projeto de vida"
-----
PS: Tive a sorte de um encontro inesquecível com o gênio Nélson Rodrigues: diante de uma TV ligada, em dia de jogo da Seleção Brasileira.
Aqui, breve relato do encontro, devidamente captado pelo meu velho gravador :
http://goo.gl/1UCBO
E o texto completo:
http://goo.gl/oVqFu
Entrevista de Nelson Rodrigues a Geneton Moraes Neto

Posted by geneton at julho 14, 2013 12:07 PM
   
   
Copyright 2004 © Geneton Moraes Neto
Design by Gilberto Prujansky | Powered by Movable Type 3.2