janeiro 16, 2015

O SUPER-8 MANDA LEMBRANÇAS: CAETANO VELOSO, FRANCISCO JULIÃO, FUTEBOL, SUFOCOS, ESPERANÇAS, ILUSÕES. MEMÓRIAS PERNAMBUCANAS ( E PARISIENSES E ROMANAS ) NA TELA VIRTUAL!

Boemia, aqui me tens de regresso. A quem interessar possa: vão aqui, listados em bloco, os links para os curtas que o locutor-que-vos-fala realizou entre os anos setenta e o início dos anos oitenta, no Recife & alhures. Fazem parte do chamado Ciclo do Cinema Super-8. São precários, claro. Mas fazer curtas era praticamente a única maneira de fazer cinema, para a rapaziada que, como na canção de Belchior, não tinha "parentes importantes nem dinheiro no banco". Tentar fazer curtas, aos trancos e barrancos, era sempre melhor do que ficar de braços cruzados naqueles tempos de sufoco...Décadas depois, o Youtube se transformou na única tela possível para o Super-8. Ainda bem! Assim, os filmes deixam de se desintegrar, aos poucos, no fundo das gavetas. Começa a sessão.

1
"Esses Onze Aí": ( 1978. Parceria com Paulo Cunha: "um filme panfletário, a favor do futebol", numa época em que se discutia se a bola era o ópio do povo:
https://www.youtube.com/watch?v=7lFycku23ps

2
"A Flor do Lácio é Vadia": (1978. Um discurso sobre imagens de ruínas brasileiras ):
https://www.youtube.com/watch?v=qSzAY2FgzAI
3
"Funeral para a Década das Brancas Nuvens": ( 1979. Um adeus à década que se ia, em meio a desencantos e esperanças ):
https://www.youtube.com/watch?v=vkG_Ip1qv4c
4
"Fabulário Tropical": (1979. Um anti-guia turístico por paisagens que um dia serviram de cenário para loucuras brasileiras):
https://www.youtube.com/watch?v=DKWHkFYfHeQ
5
"Navegar em Terra Firme": ( 1980. Um "profeta" faz um discurso à beira-mar, entre poemas, lamentos, convocações) :
https://www.youtube.com/watch?v=alKmaeM_jYI
6
"A Esperança é um Animal Nômade": ( 1980/1981. A câmera percorre estações, becos e cemitérios de Paris, ao som de um discurso sobre decadências e insurgências):
https://www.youtube.com/watch?v=bOUyLtixq8Y
7
"Doutor Francisco": ( 1984. Curta que ficou inédito até agora: a palavra de Francisco Julião, o célebre ex-líder das Ligas Camponesas - que agitou o Nordeste antes de 1964, na briga pela reforma agrária) :
https://www.youtube.com/watch?v=fXK0abe4PKE
8
"Isso é Que é": ( 1974. Com roteiro de Amin Stepple: uma "alegoria" sobre repressões, no auge do sufoco: os realizadores eram alunos do primeiro ano de jornalismo) :
https://www.youtube.com/watch?v=TWDlL6caLw4
9
"Conteúdo Zero": ( 1974. Sons, imagens - algo tremidas - e a palavra de Caetano Veloso, numa visita ao Recife, em 1973:)
https://www.youtube.com/watch?v=lDFQvXq2Hgo

Posted by geneton at 01:33 PM