maio 29, 2004

MOURA CAVALCANTI

O PRESIDENTE DELIRA NO PALÁCIO : QUER ANEXAR A GUIANA FRANCESA AO BRASIL !


A crise institucional aberta pela renuncia do presidente Janio Quadros terminou frustrando um plano que,se executado,ganharia,com certeza,um lugar de destaque numa antologia mundial dos desvarios politicos : o presidente queria anexar a Guiana Francesa ao territorio brasileiro,numa operacao militar de surpresa - uma investida no estilo da frustrada anexacao das Ilhas Malvinas pela Argentina,em 1982. A invasao das Malvinas deflagrou uma guerra entre Inglaterra e Argentina. Qual teria sido a reacao internacional a uma aventura expansionista brasileira na Guiana Francesa ? Janio Quadros chegou a convocar,para uma audiencia secreta em Brasilia,o governador do Amapa’,Moura Cavalcanti,um politico que,anos depois,durante os governos militares,ocuparia o Ministerio da Agricultura do general Garrastazu Medici e o governo de Pernambuco,por eleicao indireta.Moura Cavalcanti estava disposto a cumprir a surpreendente determinacao do presidente : afinal,tinha sido nomeado para o cargo de governador do Amapa’ pelo proprio Janio Quadros.Ordens sao ordens.Alem de dar a ordem a Moura Cavalcanti,o presidente passou,diante do governador,um radio para um comandante militar,com a orientacao textual :
-Estudar a possibilidade de anexar ao Brasil a Guiana Francesa - se possivel,pacificamente.

‘’Eu me recordo dos termos com exatidao ‘’- diz Moura Cavalcanti.Nesta entrevista,Moura Cavalcanti,ja’ abalado por uma doenca renal que o materia meses depois no Recife,descreve,com detalhes,a cena surrealista que presenciou,como testemunha e personagem,em Brasilia,num dia de 1961.

GMN - Que ordens o senhor recebeu do presidente Janio Quadros,em Brasilia,em relacao ‘a Guiana Francesa ?
Cavalcanti : ‘’Quando o presidente Janio Quadros analisou o processo de venda de manganes para os paises estrangeiros,me deu a seguinte ordem : ‘’Defenda os interesses nacionais acima de qualquer outra coisa.A proposito : eu acho que chegou a hora de resolver defnitivamente isso.Por que nao anexarmos a Guiana Francesa ao territorio brasileiro ?’’.

GMN - Que reacao o senhor teve ao receber esta ordem ?
Cavalcanti : ‘’Uma reacao violenta.Primeiro,o seguinte : nao tinha estrutura para agir um conquistador.Nao tinha sonhado em conquistar terras,nas minhas andancas por Macaparana(N: terra natal do ex-governador,em Pernambuco).Quando muito,tinha pensado em aumentar o meu engenho...Andei de um lado para o outro;fiquei confuso,evidentemente.E Janio Quadros me disse : ‘’Sente aqui !’’. Eu me sentei junto ao telex.E ele passou um telex a um militar que,me parece,era o chefe do Estado Maior das Forcas Armadas’’.
GMN - Que comentario Janio Quadros fez sobre o plano ?
Cavalcanti : ‘’Janio Quadros me disse : ‘’Um pais que dominar do Prata ao Caribe falara’ para o mundo !’’.O presidente olhou o pequeno papel que tinha nas mais,com a ordem.Olhou o mapa do Brasil,imenso,na parede.Balancou lentamente a cabeca,antes de dizer que um pais que fosse do Prata ao Caribe seria respeitado e dominaria o mundo’’.
GMN - Por que e’ que esta ideia do presidente nao se realizou ?
Cavalcanti : ‘’Porque Janio Quadros renunciou algumas dias depois.A conversa com Janio ocorreu em agosto de 1961 - ‘as vesperas da renuncia’’.
GMN - Como e’ que seria feita,na pratica,esta anexacao ?
Cavalcanti : ‘’A anexacao da Guiana Francesa comecaria com uma visita de Janio Quadros a’ Amazonia.Uma esquadra chegaria ao cais do porto,no Amapa’’’.
GMN - A principal motivo da anexacao seria economica ?
Cavalcanti : ‘’O presidente queria evitar a saida de minerios do territorio brasileiro.A saida de minerios era uma coisa incrivel.Uma parte saia atraves da Guiana;outra atraves do nosso porto’’.
GMN - Que outra orientacao ele deu ?
Cavalcanti : ‘’Janio falou muito sobre o disciplinamento do transito dos minerios’’.
GMN - O senhor estava disposto a cumprir a ordem do presidente ?
Cavalcanti : ‘’Eu estava disposto a cumprir o que ele desejava’’.
GMN - O projeto,entao,so nao se realizou por causa da renuncia ?
Cavalcanti : ‘’A minha parte eu cumpriria ! (silencio).Em um mes,eu criei uma Policia Militar’’.
GMN - Como seria feita a anexacao ? Atraves da abertura de uma picada na selva ?
Cavalcanti : ‘’Cabia a mim a abertura da picada,ate’ Oiapoque.(N:onde havia uma base militar brasileira e uma base militar francesa).Vi a queda das castanheiras.Quando recebi a orientacao do presidente,fui para a fronteira.Consegui,com uma base americana que ficava localizada no Caribe,um helicoptero. Eu me lembro que um assessor me dizia : ‘’Se esse helicoptero cai na floresta amazonica,vai dar manchete ! Helicoptero cai e morre governador e secretario !’’.
GMN - Quando o presidente Janio Quadros falou sobre a anexacao da Guiana,so estavam no gabinete o senhor e ele ?
Cavalcanti : ‘’So estavamos eu e ele.O presidente.Antes,ele nao me disse que eu nao levasse ninguem nem me pediu para que eu nao falasse.Disse,apenas,que o assunto seria secreto’’.
GMN - Que outras pessoas souberam desta conversa,na epoca ?
Cavalcanti : ‘’Cordeiro de Farias ( n: marechal) soube;Golbery do Couto e Silva soube,Jose’ Aparecido de Oliveira,tenho a impressao,soube’’.
GMN - O ministro das relacoes exteriores,Afonso Arinos,estava presente ?
Cavalcanti : ‘’A este encontro meu com o presidente,ele nao estava presente.Mas,como ele dizia que os ministros eram ministros de verdade,Afonso Arinos deve ter sabido’’.
GMN - Como e’ que o senhor avalia este episodio hoje ? Que importancia este plano teria para a historia do pais ?
Cavalcanti : ‘’Hoje,nos estamos diferentes’’.
GMN - Mas,na epoca,a anexacao poderia ter acontecido ?
Cavalcanti : ‘’Poderia ! Poderia ter acontecido.E seria aceito pela Franca.A base francesa tinha um coronel que vivia bebado.Era um batalhao de elite - que foi para dentro da selva.A gente via que eles tinham desejo que aquilo acontecesse. A anexacao seria uma operacao militar.Uma estacao de rastreamento seria criada’’.
GMN - Depois que recebeu a noticia da renuncia do presidente,o senhor se sentiu aliviado diante da perspectiva da invasao da Guiana ?
Cavalcanti : ‘’Tive um sentimento de perda.
Eu pensava que o caminho era aquele.Pode ser orgulho meu’’.

Posted by geneton at 01:25 PM

maio 24, 2004

ERIC HOBSBAWN


UM DOS MAIORES HISTORIADORES DO PLANETA
AVISA : HÁ QUATRO REVOLUÇÕES EM ANDAMENTO


LONDRES - Os desatentos devem abrir os olhos.Urgente.Porque pelo menos quatro revoluções silenciosas estão em curso.Sem estrondos,abalos ou explosões espetaculares, este quarteto de revoluções -na comunicação,na informação,nos transportes e na biologia - afetará a vida de cada um dos habitantes do planeta. As antenas de um dos maiores historiadores de nossa época,o inglês Eric Hobsbawm,captam,atentas,o espetáculo do nascimento e propagação de mudancas tão fascinantes quanto silenciosas.Como se fosse um astrônomo vasculhando as causas do surgimento de novas galáxias,Hobsbawm vai decifrando a gênese destas revoluções.
Já virou lugar-comum dizer que,se existisse Premio Nobel de Historia,o cheque milionario da Academia Sueca iria irrigar a conta bancária de Hobsbawm, um historiador que virou uma espécie de guru de historiadores.

1

''Igualdade,fraternidade e liberdade''.Isso existe onde hoje ?
Hobsbawn(depois de uma pausa para pensar ) : ''Isto não chega a existir muito - lamento dizer....Mas estas palavras indicam exatamente por que a Revolução Francesa ainda é importante. De certa forma,estas palavras resumem as aspirações de muita gente comum no mundo todo.O fato de tais aspirações terem sido formuladas numa frase que se tornou clássica demonstra que a Revolução Francesa ainda é importante,como parte da política''.

2
Dois séculos depois da Revolução Francesa,a idéia de nacionalismo será' condenada à morte,neste planeta interconectado ?

Hobsbawm : ''A idéia de nacionalismo vem passando por mudancças.Mas não morreu.Já não terá a importância central que tinha no seculo dezenove,quando inclusive o desenvolvimento econômico era largamente baseado na fundação de estados nacionais suficientemente grandes.Isto não se referia necessariamente a estados étnicos ou linguisticos,no sentido em que o nacionalismo é identificado hoje''.

3
Em países como o Brasil,há um debate sobre os conceitos de globalização de economia e soberania nacional. Há uma contradição fundamental entre estes dois conceitos ? A globalização afeta a soberania ?

Hobsbawm - ''Acredito que haja uma contradição,sim.Mas é um grande equivoco acreditar que o estado nacional vem perdendo importancia.O Estado nacional se mantém importante,particulamente nas questões sociais; também - até certo ponto- em questões econômicas e -muito- em questões culturais.Em questões economicas,o estado nacional se mistura com o que é,hoje,uma economia essencialmente transnacional''.
4

Há uma crenca de que estamos vivendo ,hoje,a Revolução dos Computadores - que seria mais importante do que a Revolução Industrial,porque irá afetar a vida de cada um em todos os lugares do planeta. O senhor concorda com os que dizem que a Revolução dos Computadores é tao importante quando a Industrial ?

Hobsbawm : ''Parece claro que o processo de industrialização - que comecou na Inglaterra - se tornou crescentemente global.E afetou todo mundo.Também parece claro que não houve uma única Revolução Industrial.Porque a Revolução Industrial na verdade continuou.Por exemplo : ali da segunda metade para o fim do seculo dezenove,a Revolução Industrial atingiu uma nova fase,com a importância obtida por novas fontes de energia,como a eletricidade e o petróleo. As mudancas tecnológicas que afetam o processo industrial hoje - e tem sido assim nos últimos vinte anos - são,quase certamente,mais dramáticas ainda.E produzem efeitos universais.Porque afetam toda a natureza do trabalho''.

5
É apropriado chamar de Revolução esta mudanca provocada pelos computadores ?

Hobsbawm : ''Há aspectos revolucionários,sim,no processo de produção das últimas duas décadas.Porque existe uma revolução em andamento na informação e também na comunicação.Nem estou falando apenas dos computadores.O ritmo com que os transportes têm se tornado mais rápidos é tambem enormemente importante.Mas é óbvio que a Revolução dos Computadores é -de longe - a mais dramática,como forma de comunicação.É preciso notar também a enorme mudança sofrida pela produção biológica,em técnicas que já afetam a produção agrícola.Isto pode,no tempo devido,afetar igualmente a produção industrial. Eu diria que a maior consequência destes dois fatos é produzir uma grande mudança na distribuição internacional de atividades econômicas''.
6
O senhor diz em um de seus livros que ''a economia do seculo 19 foi formada principalmente sob a influência da Revolução Industrial britânica; enquanto que a política e a ideologia foram formadas pelos franceses''. Se for possível comparar,o que é mais importante : o impacto econômico da Revolução Industrial inglesa ou o impacto politico da Revolução Francesa ?
Hobsbawm : ''Não penso que faça sentido comparar o impacto destas duas revoluções em cada um dos países que passavam por um processo de modernização no século dezenove.Todas duas exerceram influência. De qualquer maneira,talvez tenha sido mais fácil a penetração das idéias da Revolução Francesa na política de países como o Brasil ou outros da América Latina - que ainda não tinham sido industrializados.Sob este aspecto,então,a Revolução Francesa exerceu na América Latina daquela época uma influência maior.Mas,em países que estavam se industrializando,parece-me que ambas,a Revolução Industrial e a Revolução Francesa,foram importantes''.

7

Quando o relogio bater a noite do dia 31 de dezembro de 1999,o senhor - que estudou tanto este Século em livros como '' Era dos Extremos'' - terá boas razões para ficar alegre ou boas razões para ficar triste ?
Hobsbawm : ''A História se move com tanta rapidez que é difícil dizer em que passo as coisas se moverão daqui a dez anos.Mais do que ficar alegre ou triste,eu teria razões para ficar preocupado.Porque o que há é um sentimento de incerteza sobre o que irá acontecer no futuro.Basta ver o que aconteceu no século vinte : tanto as coisas boas quanto as ruins foram extraordinárias ! Não acredito,em todo caso,que os problemas que enfrentamos tenham sido resolvidos.Eu diria que atá que não parece que serão resolvidos no futuro próximo''..

8
Quem é a mais importante figura política do século vinte ? Jornais ingleses estão falando do ex-líder sovietico Mikail Gorbatchev....

Hobsbawn : ''Tantas coisas aconteceram neste seculo que nao é facil dizer quem é a mais importante figura.Mas é certo que Mikail Gorbatchev cumpriu um tremendo papel nas mudancas que o mundo sofreu nos últimos vinte anos.Sem Gorbatchev,o mundo seria um lugar diferente hoje''.


9
Já que falamos em informática : o senhor trabalha com computador em casa para fazer seus livros ?
Hobsbawn(rindo) : ''Faco meus textos num pequeno laptop.Então,lamento dizer que não estou na vanguarda da tecnologia dos computadores....''.

(1997)

Posted by geneton at 09:11 PM

maio 16, 2004

O HOMEM QUE RECEBEU UMA ORDEM ESTAPAFÚRDIA DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA : ANEXAR A GUIANA FRANCESA AO BRASIL !

Posted by geneton2 at 11:59 PM

CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

"SOU APENAS UM HOMEM .
UM HOMEM PEQUENINO À BEIRA DE UM RIO.
VEJO AS ÁGUAS QUE PASSAM E NÃO AS COMPREENDO.
(...)PASSO A MÃO NA CABEÇA QUE VAI EMBRAQUECER.
O ROSTO DENUNCIA CERTA EXPERIÊNCIA.
A MÃO ESCREVEU TANTO - E NÃO SABE CONTAR !
A BOCA TAMBÉM NÃO SABE.
O OLHOS SABEM - E CALAM-SE.
AI,AMÉRICA,SÓ SUSPIRANDO.
SUSPIRO BRANDO,QUE PELOS ARES VAI SE EXALANDO.

(...) SOU APENAS O SORRISO
NA FACE DE UM HOMEM CALADO"

--------------------
("AMÉRICA" - TRECHO)

Posted by geneton at 11:48 PM

UM PROFETA DO APOCALIPSE DENUNCIA : O COMPUTADOR PODE MATAR A HISTÓRIA



LONDRES - O sinal de alarme disparou.Pelo visto,não vai deixar de fazer zoada nem tão cedo. Historiadores e arquivistas ingleses resolveram botar a boca no trombone,para denunciar,desde já,um problema que pode ter consequências devastadoras para o estudo da História no futuro próximo : o uso amplo,geral e irrestrito de computadores pelos governos pode ter facilitado em mil por cento a comunicação, mas criou um problema que exige solução imediata,antes que seja tarde.


O motivo de tanta preocupacao dos historiadores e arquivistas : documentos que só existem na memória de um computador podem se perder para sempre quando esta maquina maravilhosa se transformar em velharia inútil . Ninguém precisa ser especialista em informática para saber que novos modelos nascem,reinam e morrem com com a velocidade de um cometa. Computadores que,há apenas cinco anos,eram o supra-sumo da modernidade hoje nao encontram usuários nem no ferro-velho.O que acontecerá com a informacao estocada nestas maquinas ?

QUE SEGREDOS GUARDA A MEMÓRIA
DOS COMPUTADORES DOS GOVERNANTES ?

Os historiadores tremem nas bases ao imaginar : o que estará estocado na memória do computador usado pelo primeiro-ministro britânico ou o presidente dos Estados Unidos - por exemplo ? Vai tudo se perder um dia ? Quando mensagens e documentos eram feitos de papel, os historiadores podiam respirar aliviados porque sabiam que, um dia, iriam deitar os olhos nesta papelada. Todo ano,no mês de janeiro,o governo inglês libera à consulta pública uma montanha de documentos oficiais que durante anos - em geral,três décadas - ficaram fora do alcance de pesquisadores,historiadores e jornalistas. Lá estão,por exemplo,relatórios confidenciais de todo tipo sobre política interna e externa. Tudo foi escrito em papel e guardado em estantes. E os relatórios confidenciais que hoje piscam na tela dos computadores dos governantes existirão daqui a trinta anos ? Como se sabe,um simples e-mail do presidente para um assessor é material de interesse historico futuro - assim como os bilhetinhos de Jânio Quadros,por exemplo.

SEM ESCRITA,NAO EXISTE HISTÓRIA

Um dos primeiros a levantar a voz para denunciar os preocupantes efeitos colaterais da revolução informática foi o historiador John Vincent, professor da Universidade de Bristol,Inglaterra. Vincent faturou manchete nos jornais ao dizer que o mundo caminha para uma nova pré-história - quando não havia a escrita. O alerta do professor é claro : o estudo da História - diz ele - se baseia há seculos em documentos escritos. Se a ''comunicação eletrônica'' de hoje dispensa a produção de documentos impressos, então o mundo pode estar vivendo o início de uma nova prehistoria.''Comunicação eletrônica significa não-História'',diz este profeta do apocalipse.
Agora,os gritos de alerta comecam a vir de todos os lados.O jornal conservador Daily Telegraph - um dos mais importantes da Inglaterra - lamentou : ''Historiadores do futuro talvez jamais tenham a chance de descobrir, exatamente, o que se passou entre o primeiro-ministro John Major e o presidente americano George Bush durante a Guerra do Golfo. E o que dizia o e-mail trocado entre o gabinete de Margareth Thatcher e o Salão Oval da Casa Branca durante a Guerra das Malvinas ?'', pergunta,preocupado,o jornal. ''Depois que a era eletrônica criou o escritório sem papel, espalha-se o temor de que arquivos vitais possam desaparecer.'' .
Quando documentos que hoje sao confidenciais forem liberados à consulta publica daqui a trinta anos,''o software usado originalmente pode ter sido substituído duas ou três vezes por novas tecnologias. Qual será o destino de todas as informações processadas e arquivadas no sistema original ?'' - insiste o Daily Telegraph.

TRINTA ANOS : TEMPO DEMAIS PARA
A IMPALPÁVEL MEMÓRIA ELETRÔNICA

Um executivo do Arquivo Público britânico - Ian MacFarlane - diz que,ao contrário do que ocorre hoje com os documentos impressos,não é possível esperar trinta anos pela liberação de documentos guardados na memória dos computadores de hoje, pela simples razao de que daqui a três décadas estas máquinas nem estarão funcionando.Já terão sido substituídas.Gigantes do setor de informática, como a Apple e a IBM, já anunciaram que vão preservar para sempre pelo menos um exemplar de cada geração de computador , para evitar que perdas irremediáveis aconteçam. Mas os arquivistas e historiadores acham pouco. A preservação de um exemplar de velhas máquinas como alternativa de salvação pode ser uma rima,mas não é a solução. O problema é novo.Pede uma solução nova - que,na prática,ainda não foi encontrada.
Por enquanto,assustados,os profetas do apocalipse tentam se acostumar à idéia de que os computadores,quem diria, podem dar um golpe mortal na História.

(1997)

Posted by geneton at 11:25 PM

maio 08, 2004

PALAVRA DO HISTORIADOR HOBSBAWM : QUATRO REVOLUÇÕES ESTÃO MUDANDO O PLANETA

Posted by geneton2 at 12:25 PM

PIER PAOLO PASOLINI: "DETESTO O SILÊNCIO NOBRE"

"MINHA INDEPENDÊNCIA,QUE É MINHA FORÇA,IMPLICA A SOLIDÃO,QUE É MINHA FRAQUEZA.ODEIO - COMO JÁ DISSE VÁRIAS VEZES - A INDEPENDÊNCIA POLÍTICA.PORTANTO,MINHA INDEPENDÊNCIA É - DIGAMOS - HUMANA. UM VÍCIO. NÃO PODERIA DISPENSÁ-LA. SOU SEU ESCRAVO. NÃO PODERIA NEM MESMO ME VANGLORIAR DELA,TRANSFORMÁ-LA EM MOTIVO DE UM PEQUENO ORGULHO.POIS EU AMO A SOLIDÃO. MAS ELA É PERIGOSA"


"DETESTO O SILÊNCIO NOBRE. DETESTO TAMÉM UMA PROSA RUIM E APRESSADA.MAS É MELHOR UMA PROSA RUIM E APRESSADA DO QUE O SILÊNCIO"

("CAOS / CRÔNICAS POLÍTICAS")

Posted by geneton at 11:44 AM

maio 06, 2004

A DURA AVENTURA DE TRABALHAR SOB AS ORDENS DE UM GÊNIO : UMA MULHER PASSA A VIDA COM MEDO DE ENTRAR NO CHUVEIRO

Posted by geneton2 at 12:03 PM