junho 26, 2013

BOA NOITE, VELHO BÊBADO BUKOWSKI. OBRIGADO POR NOS SOPRAR PALAVRAS SÁBIAS SOBRE O TEU "DEUS PESSOAL" : A SIMPLICIDADE

É quase impossível "passar batido" por um livro. Eu diria: seja qual for ( ah, a dor de saber que será impossível ler tudo o que mereceria ser lido...) .
Folheio ao acaso páginas do velho Charles Bukowski - "Pedaços de um Caderno Manchado de Vinho" :
"Passei a me fixar na direção para a qual eu deveria ir. Voltei-me para o meu deus pessoal: SIMPLICIDADE. Quanto mais compacto e menor você se tornar, menor é a chance de errar ou de mentir .(...) Palavras eram balas, raios solares. Palavras eram capazes de romper o infortúnio e a danação (...) Eu queria resistir a todas as armadilhas, para morrer junto à máquina de escrever, uma garrafa de vinho à minha esquerda e o rádio, tocando, quem sabe, Mozart, à direita".
Obrigado, velho Bukowski, por nos soprar estas palavras bêbadas num fim de noite. Caíram em minhas mãos por acaso.
O bicho disse tudo: a opção preferencial pela simplicidade e pelo despojamento é o caminho mais curto para a felicidade. Pode parecer lição copiada de um daqueles manuais estúpidos de autoajuda, mas é verdade. Sempre foi.
Qualquer passo na direção contrária é traição grave ! Deve ser punida com a infelicidade.
( Acorda, Maiakóvski, vem recitar aqueles versos : "Uma camisa lavada e clara / e basta / para mim, é tudo".
Eu me lembro de que uma vez, em Moscou, em meio à cobertura de uma eleição, corri para visitar o quarto onde o poetaço Maiakóvski viveu e se matou ).
É assim: pichar num muro imaginário um imenso não às vaidades vãs, aos apelos da carreira, à corrida pelo dinheiro, às tentações do conforto, às ambições estúpidas. Intimamente, dizer não, não, não, dar boa noite ao velho bêbado, acenar para a sombra de Maiakovski e sumir na estrada incerta carregando uma camisa lavada e clara, uma camisa lavada e clara, uma camisa lavada e clara, porque "é tudo".

Posted by geneton at 12:32 PM

E O ANJO DA GUARDA SOPRA A PERGUNTA INEVITÁVEL : QUEM FOI O IMBECIL QUE INVENTOU O VOTO OBRIGATÓRIO ? QUEM FOI O IMBECIL QUE INVENTOU CENSURA PRÉVIA A BIOGRAFIAS ? QUEM ? QUEM ? QUEM ?

O plebiscito pode ser uma grande chance de acabar com uma aberração: o voto obrigatório. Ninguém pode ser obrigado a votar. Voto é conquista, é direito, é sagrado. Mas vota quem quer.
Lastimavelmente, neste debate sobre reforma política, ninguém falou até agora sobre o fim do voto obrigatório - esta aberração brasileira.
Deus queira que apareça, no Congresso Nacional, uma alma caridosa pronta para lutar pela inclusão desta cláusula no plebiscito que vem aí.
O voto obrigatório é uma daquelas "instituições" que nos cobrem de vergonha - algo tão estúpido quanto a lei que dá aos biografados ou herdeiros o direito de censurar previamente as biografias.
( em breve, se não quiser passar por um vexame histórico, o Supremo deve derrubar a censura prévia. A ministra Cármen Lúcia vai ser a relatora. É hora de rezar: ministra, não decepcione o país ! Não legitime a censura ! Não alimente os abutres da liberdade de expressão ! Quem se sentir prejudicado por uma biografia que recorra à justiça. É assim em qualquer lugar do mundo. Somente no Brasil existe a absurda censura prévia. Lixo, lixo, lixo ).
Diante de um e de outro - o voto obrigatório e a censura prévia a biografias - nosso anjo-da-guarda imediatamente nos sopra no ouvido a pergunta inevitável: quem foram os imbecis que inventaram estes dois monstros ? Quem ? Quem ? Quem ?

Posted by geneton at 12:29 PM

junho 25, 2013

VOTO OBRIGATÓRIO É COISA DE REPUBLIQUETA ! SEMPRE FOI !

Uma possível bandeira para a reforma política: acabar com o voto obrigatório. Porque obrigar alguém a votar é coisa de republiqueta bananeira de décima-quinta categoria. Vota quem quer.
Com toda certeza, o voto espontâneo melhorará a qualidade da representação política.

Posted by geneton at 12:33 PM

junho 24, 2013

O GRANDE PRÊMIO NOBEL DE FICÇÃO DELIRANTE

Independentemente de qualquer discussão: por uma questão de justiça, o Grande Prêmio Nobel de Ficção Delirante deve ser concedido aos que imaginaram que estava em curso um "golpe" contra a presidente Dilma.
São os mais novos integrantes da seita dos que acreditam piamente que a) os Estados Unidos atacaram (!!!!!) os Estados Unidos no 11 de Setembro para justificar a invasão do Iraque; b) Tancredo Neves levou um tiro; c) o Brasil vendeu a Copa do Mundo de 98 para a França; d) Pato Donald é agente da CIA. E assim por diante, por todos os séculos e séculos, amém.

Posted by geneton at 12:38 PM

junho 23, 2013

A ONDA QUE ESPALHA "PERPLEXIDADE"

1. Uma palavra atravessa as tentativas de análise sobre o que acontece com o país: "perplexidade". Em suma: a Onda pegou todo mundo de surpresa.
2. Quais serão os desdobramentos? Não se sabe. Mas parece claro que 99% clamam - simplesmente - por um país melhor. Falar de "golpe" é paranoia.
3. Não dá para levar a sério análises que veem nos movimentos um "golpe" contra Dilma. Ora, a própria Dilma saudou a voz das ruas...
4. A óbvia rejeição a partidos políticos pode ser "perigosa" ? Pode. Mas é o preço que eles pagam pelos pecados que cometeram por anos a fio.
5. O que acontecerá daqui pra frente? Eis a pergunta de um milhão de dólares. Mas me arrisco a dizer que, no fim das contas, o país melhorará.
6. Por fim, eis aí um possível nome para os Acontecimentos de Junho: a Onda. É o que parece ser : uma Onda que ninguém foi capaz de prever.
7. A Onda já terá cumprido um belo papel se fizer com que - por exemplo - os governos corram para consertar a calamidade dos serviços públicos - especialmente, saúde e educação. Não é o que tanta gente pede ?

Posted by geneton at 12:39 PM

junho 21, 2013

GRAVANDO! DILMA OLHA PARA A CÂMERA. RESPIRA FUNDO. VAI FALAR

Dilma olha para a câmera e diz, em rede nacional (*):

“Boa noite. Tenho uma boa notícia: a voz das ruas foi ouvida. Chegou aos palácios, ao Congresso, às assembleias, às câmaras, aos ministérios, às secretarias. Não vou me ocupar dos vândalos. São caso de polícia. Vou me ocupar do Brasil – que grita legitimamente por um Brasil melhor. Parecem palavras gastas, desacreditadas, inúteis, cansativas, entediantes : “um Brasil melhor”. Não são.

O que fazer depois que as ruas levantaram a voz ? – todos se perguntam. Eu digo: chegou a hora de criar o que chamarei de “Agenda Positiva de Emergência” para o país.

Que agenda é esta? Pode ser a mais simples possível:

Estou convocando todos os partidos no Congresso para que, o mais rápido possível, tornem lei o que é desejo de tantos: a partir de agora, o orçamento para a educação será sumariamente duplicado, em todos os níveis. Eu disse: duplicado.

Fica proibida por lei uma vergonha mundial: uma professora primária não pode receber salário de R$ 1000 por mês! Uma escola não pode funcionar caindo aos pedaços. O efeito não aparecerá daqui a um ano ou dois. Aparecerá em uma geração. Tenho certeza de que ninguém se arrependerá.

As assembleias estaduais, as câmaras municipais, o Congresso Nacional farão uma revisão drástica de seus gastos. Eu disse: drástica. Deixarão de ser cabides de emprego. A Assembleia Legislativa do Rio tem 4.300 funcionários. Pergunto: quantos são indispensáveis ? Os bilhões economizados irão automaticamente para a educação.

Vai aparecer um tecnocrata para dizer: ‘…mas as coisas são tão simples assim ! Não é fácil tirar dinheiro de um lugar para botar em outro!’. Eu digo: é, sim. Se o mecanismo não existe, que seja criado.

O número de ministérios será reduzido em dois terços a partir de segunda-feira. Ponto.

Os contratos das empreiteiras com os governos serão revisados item por item, letra por letra.

Corruptores e corruptos terão de ser expostos à execração pública e punidos como sempre mereceram – mas nunca foram.

Fica instituída a tarifa zero para o transporte público. Eu disse: tarifa zero. Hospital público é de graça. Por que o transporte não poderia ser ? É ingenuidade perguntar? Não! Chega de aplicar ao transporte público a lógica privada do lucro. Quanto custará aos governos esta novidade? Bilhões de reais. Eu disse: bilhões de reais. Mas tudo é uma questão de vontade política. Quando todo mundo quer, o dinheiro aparece.

Quando ficou decidido que o Brasil seria sede da Copa, tudo foi feito “num passe de mágica”. Estádios gigantescos foram erguidos. Que venha a Copa. O Brasil espera o hexa. Mas… por que estradas, escolas, hospitais não podem ser construídos com tamanha rapidez e tamanha eficiência ?

“De graça” – aliás – é uma força de expressão. O que a gente diz que é “de graça” na verdade é pago com o imposto tirado do salário do trabalhador. Nada mais justo do que devolver a ele em forma de serviços públicos minimamente aceitáveis.

Corrupção – esta palavra maldita – passa a ser crime inafiançável. Político ou administrador flagrado com a mão em dinheiro público – ou privado ! – não poderá jamais voltar a ocupar cargos públicos. Aos ladrões, as penas da lei. É assim em qualquer lugar que se queira civilizado. Por que não haverá de ser assim no Brasil ?

Ofereço a “Agenda Positiva de Emergência” porque a voz das ruas diz que o Brasil cansou. E eu repito: cansou. Boa noite”.

O operador apaga as luzes do estúdio. Dilma sai por uma porta lateral. Em que estará pensando ?

———

(*) As cenas e as palavras de Dilma são, obviamente, imaginárias. Mas a vontade de que palavras assim fossem ditas parece real.

Posted by geneton at 03:06 AM

junho 20, 2013

TUDO PODERIA COMEÇAR COM UMA PERGUNTA

Quando se olharem no espelho, governantes de TODOS os níveis poderiam perguntar a si mesmos : em algum lugar do Brasil existe alguém satisfeito com a saúde, o transporte e a educação públicas ?

Posted by geneton at 12:39 PM

junho 18, 2013

HÁ QUANTAS E QUANTAS DÉCADAS ?

....E vai se tecendo uma teia de explicações sobre o dia em que o Brasil foi às ruas. Já é possível fazer um punhado de constatações.
Primeira: quase ninguém se sente representado por partidos políticos. Num momento em que o país faz um protesto histórico, não se fala no nome de um partido, político, um líder. São novos os tempos. Ainda bem!
( aliás: quem pensou que os protestos eram escaramuças de partido "a" ou "b" contra fulano ou beltrano teve de engolir suas palavras. Errou feio, feio, feio. O movimento não obedece a qualquer orquestração partidária! ).
Segunda: é óbvio que o motivo da queixa não é apenas o aumento da passagem.
Terceira: há um sentimento de cansaço generalizado contra os desmandos.
Há quantas e quantas décadas a gente diz que a saúde pública é "um absurdo" ?
Há quantas e quantas décadas se diz que o salário de professor é "uma vergonha" ?
Há quantas e quantas décadas se lamenta o desperdício de dinheiro público ?
Há quantas e quantas décadas se pede que o dinheiro pago em impostos volte ao cidadão em forma de serviços públicos de qualidade ?
Há quantas e quantas décadas se diz que dinheiro de empreiteira termina no bolso de governantes e políticos bandidos ?
Há quantas e quantas décadas a gente vê no jornal foto de gente que morre na frente de hospital por falta de atendimento ? ( o que é que acontecia ? A gente soltava um muxoxo indignado e passava para a página seguinte. Quem é capaz de repetir o nome de uma dessas vítimas da crueldade brasileira ? ).
Há quantas e quantas décadas se diz que o transporte público transforma gente em gado ? Há quantas e quantas décadas se diz que empresas de ônibus bandidas recebem concessões públicas sem que ofereçam um serviço aceitável ?
Há quantas e quantas décadas se diz que a violência é "intolerável" ?
De tão repetidas, as queixas perderam a força. De tão óbvias, viraram sonolentos lugares-comuns : "absurdo", "vergonha", "desperdício". Já não chamavam atenção. Provocavam bocejos. Um dia, as queixas teriam de ser gritadas para serem ouvidas. As ruas tinham de falar. Falaram. Terão de ser ouvidas.

Posted by geneton at 12:39 PM

junho 17, 2013

QUE SE OUÇA O "GRITO DOS DISSIDENTES INGÊNUOS" !

É cedo para fazer "teses" sobre o Grito das Ruas. Não quero me arriscar a fazer a chamada "sociologia de botequim". Não sou cronista político.
Mas....se for para gritar contra um transporte público notoriamente caro e ineficiente, se for para gritar contra empresas de ônibus que financiam campanhas de políticos e jogam nas ruas motoristas incapazes de respeitar um sinal vermelho, se for para gritar contra um sistema de saúde que transforma em bicho quem não tiver dinheiro para pagar plano privado, se for para gritar contra um Congresso que elege para presidente do Senado um senador que recebia "ajuda" de empreiteiras, se for para gritar contra um sistema educacional que sempre pagou a professores salários indecentes, se for para gritar contra o mau uso de impostos que castigam quem trabalha, o Grito das Ruas haverá de fazer bem ao Brasil.
Além de tudo, certamente há, entre os jovens que gritam, aqueles que acreditam que a vida é algo além de cartão de crédito, carro do ano, shopping center, "roupa de grife" e passagem para Miami.
Numa época destroçada pelo triunfo da Grande Conspiração da Mediocridade - que parece dominar a vida em todas, todas, todas as instâncias - é preciso restaurar um mínimo de ingenuidade ! Faz bem a cada um e ao país. Por que não?

Virou moda dizer que as utopias devem ser sumariamente descartadas, porque, um dia, produziram os horrores do finado "socialismo real". Mas....não. Há utopias que podem, sim, fazer bem ao país, porque trazem aquela dose de ingenuidade, aquela dose de inocência, aquela chama apaixonada que diz "não", "não" e "não" à mediocridade cotidiana ( aliás: é ou não é triste ver a classe média desfilando nas ruas pateticamente escondida sob vidros pretos dos carros ? ).
Há uma regra universal: invariavelmente, o dissidentes sempre foram mais interessantes que os aderentes. É só olhar em volta.
O fogo da dissidência será sempre necessário, assim como a ingenuidade das utopias.
E a Utopia dos Dissidentes Ingênuos pode ser a mais simples possível: acreditar que o Grito das Ruas pode, sim, chamar de novo a atenção dos poderosos ( não importa a que partidos pertençam! ) para o fosso gigantesco que sempre existiu entre o Brasil dos sonhos dos ingênuos e o Brasil real, aquele país injusto, cínico, excludente, cruel.
Que se ouça, então, em meio a essa torrente, o Grito dos Dissidentes Ingênuos.
Um estudante rebelado na Paris de maio de 68 pichou num muro:
"Debaixo do asfalto, o mar".
É isso: debaixo do asfalto, o mar !

Posted by geneton at 12:38 PM

junho 15, 2013

ARIANO SUASSUNA 3

ARIANO SUASSUNA LUTA PARA NÃO TRAIR “DEUS, O DESERTO E A POBREZA”, SONHA COM O DESPOJAMENTO E CAMINHA PARA PERDOAR OS ASSASSINOS DO PAI
Ariano Suassuna 2.jpg
Ariano, em casa, depois da gravação da entrevista: um esforço para perdoar os assassinos do pai (foto: Geneton Moraes Neto)

A Globonews leva ao ar neste sábado, às 21:05, com reprise amanhã, às 17:05, entrevista com Ariano Suassuna – que completa 86 anos de idade neste domingo.

Ariano Suassuna uma vez escreveu:

“A grande fonte de sofrimento de minha vida é o fato de constatar que ela contradiz aquilo em que mais profundamente acredito, o remorso de saber que, por covardia e também por medo de ferir aqueles a quem amo, toda a minha vida é uma traição a Deus – ao Deserto e à pobreza que constitui meu sonho secreto”.

Disse tudo: uma vida despojada, ascética, livre de vaidades vãs, dedicada aos tormentos e alegrias da Criação, protegida das tentações do conforto medíocre e desapegada da obsessão estúpida pela riqueza material. Eis aí um belo projeto.

Ah, o Deserto !

A contradição entre o sonho de uma vida despojada e a realidade mesquinha do dia-a-dia é a “grande fonte do sofrimento” do escritor Ariano Suassuna.

Perguntei a ele sobre esta contradição, na entrevista gravada para o DOSSIÊ GLOBONEWS.

Suassuna citou o grande exemplo de Leon Tosltoi, um de suas admirações, igualmente devotado ao sonho do despojamento. Já no fim da vida, Tolstoi fugiu de casa para se tornar um caminhante solitário – uma última e desesperada tentativa rumo ao sonho do despojamento absoluto. Viveu intensamente a contradição entre o deserto e a fartura. Abatido por uma pneumonia, terminou morrendo, numa estação ferroviária, durante a “fuga”. Belo destino: a morte numa estação, em busca de uma quimera.

Guardadas as proporções, o escritor Ariano vive contradição parecida : como deixar que a quimera do despojamento não se estilhace, não se dilacere, não seja engolida pelas urgências do cotidiano ? É missão para uma vida inteira. Ainda bem.

O escritor Ariano Suassuna não é tão lido quanto deveria. Aos não iniciados, recomenda-se um mergulho nas páginas do “Romance D´a Pedra do Reino”. Depois de anos sem reedições, o livro ganhou, não faz tempo, uma nova edição da José Olympio. É obra literária de gênio.

A defesa intransigente que faz de um Brasil que não se conforme em ser uns “Estados Unidos de terceira categoria” transformou Ariano em personagem de incompreensões e julgamentos rasteiros.

Eu me arrisco a dizer : para a,ém de bate-bocas imediatos, o que vai ficar é a qualidade literária de um livro como o “Romance d´a Pedra do Reino”.

A entrevista ao DOSSIÊ GLOBONEWS é pontuada pela leitura de trechos da Pedra do Reino, feita por um grande ator chamado Cláudio Jaborandy.

Trechos do grande livro:

“Meu Deus sertanejo ! Minha onça malhada, meu divino jaguar de sangue, fogo e pedras preciosas ! Eu não creio em nada ! Vinde inflamar meu sangue com aquele dom de fogo chamado fé, mesmo que vossa fé venha a me queimar, como a ventania deste meu reino sagrado e sangrado, o espinhara, o sertão incendiário e abrasador”.

“Ah, esses negociantes e usurários do mundo ! Querem nos moldar à imagem deles, a nós, povos morenos dos países quentes, nós, os ardentes, os que ainda temos a capacidade de ser felizes, de fruir a vida, num mundo em que isso vai ficando cada vez mais raro!

Eu gostaria que eles nos deixassem fruir da nossa vida, que eles consideram suja, e enfrentar nossa morte, que consideram irracional !

Ficassem por lá, com sua riqueza amontoada por séculos de trabalho estúpido e tenaz, com seu poderio acumulado em máquinas e dinheiro, com seus ideais puritanos de higiene e virtude! Mas não ! Eles precisam vender seus produtos, para acumular mais dinheiro!

Então, procuram nos corromper para nos dominar, sob o pretexto de que somos uns adolescentes bárbaros, que é preciso conter e dominar com rédea curta, senão atrapalham e sujam a ordem do mundo!

“Esses povos de comerciantes, os mais tristes do mundo, nascidos e criados entre o frio, o escuro e a severa infelicidade dos ideais puritanos, querem impingir suas receitas a nós, povos morenos, criados ao sol ! Como é que poderão, nunca, nos entender ?”.

A dor de ver a quimera do despojamento irrealizada não é a única fonte de sofrimento do escritor.

Quando tinha apenas três anos de idade, em 1930, Ariano Suassuna perdeu o pai – assassinado a tiros, pelas costas, por um pistoleiro de aluguel, no centro do Rio de Janeiro. Motivo: disputas políticas.

João Suassuna, o pai de Ariano, tinha sido “presidente da Paraíba”, cargo que corresponde, hoje, ao de governador. Deixou nove filhos, todos crianças.

Oitenta e três anos depois, Ariano Suassuna diz, na entrevista, que caminha para perdoar os assassinos do pai. Ainda não chegou ao perdão, mas já consegue rezar por eles.

Em belo depoimento, Suassuna dá uma explicação teológica para a difícil caminhada rumo ao perdão. Não é fácil. Nunca foi.

Um trecho da entrevista:

A morte do seu pai – que foi assassinado nos anos trinta em disputas políticas, quando o senhor ainda era criança, foi um acontecimento decisivo na vida do senhor. O senhor conseguiu tratar e superar literariamente o trauma da ausência do pai ?

Ariano Suassuna: “Isso é uma tentativa constante, na minha vida. Finalmente, estou conseguindo, depois dos oitenta anos. Procurei sempre. Tenho muito cuidado, com medo de ser hipócrita, porque perdoar é uma coisa muito difícil. Digo perdoar mesmo – sinceramente. Passei muito tempo sem conseguir perdoar. Ultimamente, me veio uma ideia que me consolou um pouco: a de que estou chegando perto. Se não perdoei os assassinos do meu pai, estou chegando perto.

Sou um sujeito religioso, como você sabe. Tenho algumas ideias que nem sei se são autorizadas ou ortodoxas. Por exemplo: acredito na existência do demônio. Mas não acredito na condenação eterna do demônio. Se o demônio fosse condenado, esta seria uma pena absoluta. E, para mim, absoluto só Deus. Se o demônio não fosse perdoado, ele estaria, assim, sendo mais importante do que o Cristo. Tenho impressão de que, no fim dos tempos, o demônio será perdoado a pedido da Misericordiosa, a Compadecida, a Deus. Acho que o demônio vai ser perdoado.

Acredito no inferno. Há coisas que precisam ser pagas no inferno,mas não acredito que o inferno seja eterno. Cheguei a essa conclusão: para mim, o inferno é a parte mais pesada do purgatório. Depois de muito tempo, me perguntei o seguinte: se os assassinos do meu pai estiverem no inferno – e se depender de mim para eles saírem -, eu autorizo. Queria que eles saíssem. Estou chegando perto do perdão. Atualmente, ainda estou mais perto, porque, depois que descobri que eu os soltaria, passei a rezar por eles”.

O senhor diz que, depois dos oitenta anos, chegou perto de perdoar os assassinos do seu pai. O que é que falta, então ?

Ariano Suassuna : “Falta que eu sinta, em relação a eles, aquilo que sinto em relação à minha mulher, meus filhos, meus netos e meus amigos. Ainda não senti. Eu queria não ter raiva – e ser capaz de sentir, até, uma imensa piedade e um amor verdadeiro por eles. É o que o Cristo pediu que a gente tivesse: amar seus inimigos”.

O senhor em algum momento teve o impulso de procurar o assassino do seu pai para perguntar a ele, pessoalmente, por que ele cometeu este crime ?

Ariano Suassuna: “Minha mãe tinha medo de que a gente tivesse algum sentimento de vingança. O ambiente no sertão levava muito a isso. Perguntavam-me : “Como é ? Quando crescer, vai vingar o pai ? “. Ouvi isso várias vezes. Mamãe, com medo, não só ritirou a gente do sertão da Paraíba, como nos convenceu de que o assassino do meu pai tinha morrido. Só quando adulto, já casado e pai de filho, é que vim a saber que o executor da morte estava vivo – morando no Rio de Janeiro.

Perguntei a ela: “Minha mãe, por que você não me disse ? “. E ela: “Não disse para vocês não ficarem com essa ideia de vingança”. Uma das lembranças que tenho da infância é um morador da fazenda, grande amigo de papai, ajoelhado aos pés da minha mãe pedindo para ela deixar que ele matasse o assassino. Mamãe não deixou.

Os Pessoas fizeram a meu pai a acusação de ser o mandante do assassinato de João Pessoa. João Dantas foi o executor, mas o mandante teria sido meu pai. Isso é uma coisa que hoje, na Paraíba, até os partidários de João Pessoa sabem que não é verdade. Você pode ver, facilmente: meu pai era um sertanejo. Se ele quisesse mandar matar João Pessoa, ele tinha, só na fazenda do pai dele, trinta pessoas que se disporiam a matar ! Meu pai ia mandar um primo legítimo da mulher, formado em Direito, advogado do Banco do Brasil ?

Quem conhece o mínimo da biografia de João Dantas sabe que ele não é homem de ser mandado por ninguém. Não ocorre hoje, na Paraíba, a ninguém que meu pai tivesse mandado matar. Meu pai sabia que ia ser assassinado: escreveu uma carta, para minha mãe e para nós, no dia oito de outubro de 1930 – e foi asssasinado no outro dia, de manhã. Dizia que esperava ser assassinado. Pedia que ninguém vingasse. Disse: não se tornem assassinos por minha causa !

Se você já viu uma última confissão, você reconhece o tom. E ele dizia: podem assegurar a nossos filhos que sou inteiramente inocente no caso de morte de João Pessoa” ( a carta dizia: “Se me tirarem a vida os parentes do presidente João Pessoa, saibam todos os nossos que foi clamorosa injustiça. Não sou responsável pela sua morte nem de pessoa alguma neste mundo. Não alimentem, apesar disso, ideia ou sentimento de vingança contra ninguém. Recorram para Deus. Para Deus, somente.Não se façam criminosos por minha causa“).

Ariano Suassuna 3.jpg
O Ariano Suassuna criança – de apenas três anos – guardou que lembrança do pai ?

Ariano Suassuna : “A última vez que vi meu pai foi no cais do Recife. A gente veio trazer meu pai , para ele ir ao Rio – onde foi assassinado. Só me lembro desse momento: ele já no navio, mamãe me apontando. Eu não via. De repente, enxergei: meu pai estava emoldurado pela janela do navio – dando com a mão. Aquela foi a última vez que o vi”.

Posted by geneton at 11:15 PM

junho 12, 2013

ATENÇÃO, TORCIDA BRASILEIRA : ACABA DE SER DADO UM NOVO PASSO RUMO AO FIM DA CENSURA PRÉVIA A BIOGRAFIAS NO BRASIL !

Nem tudo se perdeu. Quando o assunto é publicação de biografias, nem tudo é cegueira, obscurantismo, ignorância, estupidez: a Procuradoria-Geral da República acaba de reconhecer que exigência de autorização prévia para publicação de biografias configura "censura privada".
A bela notícia:
http://goo.gl/JpKQc
Somente numa republiqueta de décima-oitava categoria a publicação de uma biografia é submetida, antes, à censura do biografado ou de herdeiros. É uma estupidez que só acontece no Brasil.
Já não bastam os danos que a censura policial causou à cultura brasileira durante décadas ? Chega !
Em qualquer lugar que se queira civilizado, quem se sente ofendido
por um livro recorre à Justiça. Ponto. O que não se pode tolerar é a institucionalização da "censura particular" como sucessora da censura policial. Não. Não. Não.
Agora, aguarda-se ansiosamente o pronunciamento da ministra do STF Cármen Lúcia.
Ministra, não decepcione o Brasil ! Jogue a censura prévia no lixo !

Posted by geneton at 12:38 PM

junho 11, 2013

CÚMULO DO GROTESCO

1. Joel Silveira dizia que o cúmulo do grotesco é um sujeito gordo, suado e barrigudo tocando cavaquinho.
2. Há um concorrente para o Campeonato do Ridículo e do Grotesco: a Fifa querendo proibir venda de acarajé perto do estádio em Salvador.
3. Depois de um ano de debates, o acarajé foi liberado, porque se chegou à conclusão de que não é concorrente da Rede
McDonald´s...Deus do céu.

Posted by geneton at 12:44 PM

junho 07, 2013

ATENÇÃO, ATENÇÃO : O STF VAI SE PRONUNCIAR EM BREVE SOBRE A ESTÚPIDA CENSURA PRÉVIA ÀS BIOGRAFIAS. MINISTRA CÁRMEN LÚCIA : NÃO DECEPCIONE O BRASIL ! JOGUE A CENSURA PRÉVIA NO LIXO !

1.O STF deve se pronunciar, em breve, sobre a ação que pede o fim da absurda e estúpida censura prévia às biografias. É hora de jogá-la no lixo.
2.O Brasil torce para que a ministra Cármen Lúcia - a relatora - faça o que se espera de uma autoridade: que defenda o fim da censura prévia! Simples assim.
3. Em qualquer país civilizado, quem se sente atingido por uma biografia recorre à Justiça. O que não pode existir é censura prévia. Chega!

4. Ministra Cármen Lúcia: não nos decepcione! Censura prévia a biografia é coisa de republiqueta de quinta. Lugar de censura é o lixo !
5. É só entrar em qualquer livraria de qualquer país: as prateleiras estão abarrotadas de biografias. A censura prévia é "invenção" brasileira.
6. Não há, nunca houve, jamais haverá meio termo: quem defende censura prévia é obscurantista. Ponto.
7. As editoras recorreram ao Supremo. Mas deveria haver uma mobilização maior: passeatas, barricadas, protestos, greves de fome!
8.....Mas vivemos uma época despolitizada, desmobilizada e, portanto, medíocre ! Os protestos contra a censura prévia teriam de ser diários!
9. Como nem tudo se perdeu, resta esperar que o Supremo Tribunal Federal não se torne cúmplice da censura prévia.
10. Não se tornará !

Posted by geneton at 12:44 PM

junho 03, 2013

A CBF, MILIONÁRIA, DEVERIA CONTRATAR POR UM DIA UM PROFESSOR DE BONS MODOS. SÓ ASSIM JOGADORES APRENDERIAM QUE É ESTUPIDEZ FAZER O QUE ELES FAZEM: TAPAM OS OUVIDOS COM HEADPHONES PARA NÃO OUVIR JORNALISTAS E TORCEDORES !

Alguém já notou? Toda vez que o ônibus da Seleção aparece na TV as câmeras flagram um exemplo extremo de estupidez e falta de educação.
Show de falta de educação e consideração é dado por jogadores que tapam os ouvidos com headphones para não ouvir jornalistas e torcedores.
Felipão - que,dizem,faz papel de pai para jogadores - deveria punir com suspensão jogador que usa headphone a caminho do ônibus. É patético.
Não existe na CBF um assessor capaz de dizer aos jogadores headphonemaníacos que eles têm obrigação de dar atenção a quem fala com eles ?

Posted by geneton at 12:48 PM

UMA BELÍSSIMA NOTÍCIA SOBRE A COPA DO MUNDO !

Alívio! Como a Copa vai ser no Brasil, ninguém vai ser castigado por aquelas matérias em que repórter prova pratos do país-sede e diz "hum..."
Eis aí um belo motivo para um ano de comemoração ! ( é o tempo que falta para a Copa ).

Posted by geneton at 12:48 PM